A Samsung quer chegar a número 1 do sector de telemóveis em Portugal ainda em 2010 e Nuno Parreira, responsável pela divisão de GSM da empresa, garante que os resultados do primeiro semestre sustentam este objectivo.

Em entrevista ao TeK, por email, Nuno Parreira explica ainda parte da estratégia multi-plataforma da empresa e a aposta no bada.

TeK: A Samsung mantém o objectivo de ser nº 1 no mercado de telemóveis em Portugal em 2010? O primeiro semestre está a contribuir para cumprir esta meta?
Nuno Parreira:
A Samsung tem como objectivo a liderança do mercado de telemóveis em Portugal, os resultados do 1º semestre indicam-nos que estamos a trabalhar na direcção certa e reforça as nossas intenções projectando as expectativas de continuação de crescimento para a 2ª metade do ano.

[caption]Nuno Parreira[/caption]
TeK: A conquista de maior quota de mercado vai fazer-se com o lançamento de mais terminais? Quantos estão previstos até ao final do ano?
N.P.:
A Samsung tem em portfólio equipamentos que nos permitem obter o resultado desejado para este ano, estando prevista a entrada em mercado de mais alguns equipamentos que vêm reforçar a nossa posição em alguns segmentos estratégicos para nós.
A entrada em mercado de novos terminais depende de vários factores, nomeadamente das oportunidades de mercado e necessidades do mesmo mas também da reacção dos nossos clientes, parceiros e da concorrência.

TeK: Numa altura em que a venda de smartphone e mesmo telemóveis comuns está a atravessar alguma recessão o vosso objectivo é crescer? Como vão conseguir?
N.P. :
É natural que neste contexto haja uma procura mais direccionada e informada por parte dos consumidores. A Samsung tem neste momento portfólio que nos permite ter resposta a estas necessidades e como tal surge como a marca com maiores opções e com a possibilidade de satisfazer qualquer tipo de procura. Desta forma, ao termos resposta para todo o tipo de procura, conseguiremos atingir os nossos objectivos.

TeK: Nos smartphones a guerra faz-se cada vez mais no preço, com os operadores a lançarem equipamentos de marca própria com preços abaixo dos 200 euros. Vamos assistir a um movimento semelhante da Samsung?
N.P.:
No mercado de Smartphones, a Samsung terá até ao final do ano, equipamentos disponíveis em todas as plataformas e segmentos, como tal é natural que surjam equipamentos abaixo dos 200€, não sendo no entanto estratégia da Samsung a guerra de preços.

TeK: Parece-lhe que pela configuração do mercado nacional há mais espaço para crescer nos equipamentos de topo de gama ou gama média/baixa?
N.P.:
Parece-nos que há espaço ainda em todos os segmentos, nomeadamente no de topo de gama e a prova é o sucesso do lançamento de Samsung Wave, um equipamento posicionado como topo da gama bada e que é um sucesso de vendas dadas as características do equipamento.

TeK: Qual a importância que o novo sistema operativo Bada pode ter nos vossos resultados este ano? É um dos vectores de crescimento previstos?
N.P.:
A estratégia da Samsung em 2010 assenta no segmento de Smartphones, e o sistema operativo bada é um dos pilares da nossa estratégia, como tal é muito importante para nós. Com os equipamentos bada conseguiremos expandir a nossa presença de portfólio para segmentos essenciais na obtenção dos nossos resultados.

TeK: E o Android? Acredita que vai conquistar um peso importante no mercado português?
N.P.:
O sistema operativo Android tem um crescimento global impressionante, posicionando-se com um potencial muito grande. Este sistema é outro dos pilares em que assenta a estratégia de smartphones da Samsung em 2010. Temos equipamentos Android com provas de sucesso dadas a nível europeu que estamos certos serão também um sucesso no nosso mercado.

TeK: Como tem sido a adesão em Portugal aos Widgets da Samsung e a conteúdos móveis?
N.P.:
A adesão tem sido muito positiva, na medida em que os mesmos permitem ao utilizador ter uma utilização mais eficiente e personalizada do seu equipamento.

TeK: Pode adiantar um pouco da estratégia a curto prazo para esta área, nomeadamente relacionada com o Bada?
N.P.:
Como referi anteriormente, o sistema bada é um dos pilares da nossa estratégia, sendo importante na nossa expansão de terminais Smartphones e na obtenção dos nossos objectivos.