Por Carlos Sanchiz (*)

À medida que o mundo fica mais interligado, as oportunidades para empresas e indivíduos interagirem e transacionarem além-fronteiras, nos diferentes fusos horários ou nos mais variados canais crescem rapidamente. Para garantir que as transações funcionem bem, é preciso uma gestão proativa – para minimizar custos, reduzir riscos e eliminar ineficiências.

A Tecnologias de Registos Distribuídos (DLT), como o blockchain, ajudam a simplificar transações e a conduzir interações eficientes e seguras, envolvendo várias partes independentes em todo o mundo, sem intermediários. Estas transações variam desde o simples envio de data farming (recolha de dados através de data points, para análise de cenários complexos) até transações bancárias ou contratuais.

Blockchain: distribuição, confiança, segurança, imutabilidade e escalabilidade

Atualmente, a construção de uma rede blockchain escalável com tecnologias existentes é complexa de configurar e difícil de gerir. Para criar uma rede blockchain, cada membro da rede precisa de um hardware, instalar software, criar e gerir certificados para controlo do acesso e configurar componentes de rede. Quando a rede blockchain estiver executada, é necessário monitorizar continuamente a infraestrutura e adaptar-se às mudanças, seja um aumento nas solicitações de transações ou novos membros que entram ou saem da rede.

A tecnologia blockchain utiliza casos, construídos em Amazon Web Services, que dão resposta aos pontos fraturantes dos clientes e permitem novas formas de fazer negócio em diversos setores.

Capacitar agricultores para vender informação de forma transparente

Os agricultores recolhem grandes quantidades de dados em cada etapa do processo de plantação e colheita de culturas. Os dados licenciados - dados qualificados como propriedade intelectual do agricultor – como por exemplo: quais as culturas a plantar ou quantas sementes utilizar - podem ser tornados anónimas, vendidas a terceiros e oferecidos à indústria agrícola com informações em tempo real sobre herdades de todo o mundo. Contudo os agricultores sentem-se inseguros em monetizar dados das colheitas.

A Farmobile lida com esses desafios através da uma plataforma baseada em blockchain, construída na AWS. A solução licencia dados a clientes aprovados e cria contas, executa ofertas e entregas do ativo digital. Podem vender licenças de uso único facilmente, mantendo anónima a identidade da herdade. Contudo, os agricultores têm total visibilidade das identidades de potenciais clientes de dados, tais como agrónomos, produtores de equipamentos e retalhistas. A Farmobile considera a plataforma AWS baseada em blockchain crucial para o seu crescimento, permitindo às empresas escalar rapidamente, enquanto asseguram os standards de compliance e segurança.

Aumentar inclusão financeira

Nas Filipinas, os bancos rurais carecem de recursos que as instituições bancárias maiores têm, tornando-se difícil prosperarem ou sobreviverem. Esta situação deixou uma grande maioria da população rural Filipina com pouco ou nenhum acesso bancário.

O UnionBank uniu forças com a ConsenSys, um parceiro da AWS e criou uma rede descentralizada, quase em tempo real e com uma excelente relação custo-benefício, que permite pagamentos domésticos sem depender de intermediários bancários. A solução blockchain introduziu formas de bancos rurais não terem que suportar o peso de processar manualmente as transações de back-office, libertando os colaboradores para atender mais clientes.

Limitar disputas de contracto no setor petrolífero

A movimentação de recursos na cadeia de abastecimento de petróleo e gás envolve vários stakeholders, desde proprietários de terras, governos, empresas de petróleo e gás, inspetores e instituições financeiras. Uma etapa crítica ocorre entre os que extraem o petróleo e os proprietários de royalties de onde o petróleo é extraído. A verificação dos pagamentos das transações de royalties é demorada e leva a disputas dos dois lados, por diferenças de interpretação nos termos dos contratos.

A GuildOne desenvolveu uma solução na qual os termos de contrato podem ser replicados e os consensos ativados através de tecnologia blockchain. Assim, mitigaram a possibilidade de disputas e eliminaram grande parte das despesas da administração de contratos.

Para atender às rigorosas necessidades de privacidade e segurança de seus acionistas, a GuildOne optou por usar o R3 Corda - uma plataforma de blockchain criada para negócios e longevidade - na AWS.

O futuro do blockchain

As soluções blockchain estão a transformar a maneira como empresas e indivíduos fazem negócios a nível local e mundial, ao simplificar as transações e aumentar a eficiência. Aqueles que desejam tirar vantagem da tecnologia devem fazer parceria com companhias fornecedoras de soluções cloud, capazes de escalar, enquanto fornecem controlos e padrões de segurança. O AWS Managed Blockchain é uma plataforma que permite aos utilizadores criar e gerir a rede blockchain escalável com apenas alguns clicks. Após a rede estar em funcionamento, o AWS Managed Blockchain facilita a gestão e manutenção da rede blockchain.

(*) Manager, Arquiteto de Soluções AWS Ibéria

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.