Por Pedro Sanguinho (*)

[caption]pedro sanguinho alcatel lucent[/caption]
Decidi fazer alguma pesquisa, pela internet, claro está, e mesmo dando o devido desconto a que o rigor cientifico nos obriga, fiquei a saber que por cada minuto que passa o Youtube recebe 48 horas de vídeo, a Google é bombardeada com 2 Milhões de pesquisas, o Facebook encaixa mais de 500 mil partilhas e as caixas de correio electrónico por esse mundo fora recebem 200 milhões de mensagens!!!

Se tivermos em conta que cada vez mais esta informação tem origem, não nos PCs lá de casa ou do escritório, mas nos sofisticados smartphones ou tablets que cada vez um maior número de utilizadores faz questão de comprar, é de prever um aumento do tráfego nas redes de banda larga móvel como nunca visto antes. Um smartphone gera 20 vezes mais tráfego que um telemóvel "normal" e um tablet cerca de 100 vezes mais. Em 2015 o número de ligações estabelecidas através destas redes deverá triplicar, o tráfego que os operadores móveis vão ter que processar nas suas redes será 30 vezes superior ao dos dias de hoje. Adicionalmente temos de ter em conta que todos estes utilizadores móveis esperam usufruir do mesmo nível de qualidade de serviço na rua, no centro comercial, na praia ou no meio do Alentejo.

A rede móvel actual, a rede Macro, não vai conseguir responder a estas exigências crescentes de capacidade e de qualidade de experiência de utilizador (normalmente designado por QoE, "quality of experience"), entre outros factores destaco o simples facto de uma célula da rede Macro distribui a sua capacidade de forma uniforme por toda a sua área de cobertura… o tráfego não se distribui da mesma forma, existem zonas dessa área onde não está ninguém e outra zona onde poderão estar concentradas facilmente 10 pessoas. Para responder a este desafio surge algo inovador, as SmallCells, as MetroCells e o conceito de redes Heterogéneas (HetNet).

A ideia é dar cobertura e capacidade onde ela é realmente necessária, onde existe uma maior concentração de utilizadores, garantindo um QoE superior. E como? Pelo fato de movermos a estação base para perto do utilizador, a qualidade da ligação rádio na interface ar será a melhor possível, mais rápida, mais robusta e mais estável. A baixa potência e reduzida dimensão destas unidades, permite-lhes serem instaladas em praticamente qualquer local, seja no interior ou exterior, dando a resposta mais eficiente e flexível ao desafio que os Operadores têm pela frente. A simplicidade de planeamento de rede, manutenção e operação, permitem ser uma solução de baixo custo. Algo muito importante será acautelar a sua integração dentro das redes Macro hoje existentes, o seu objectivo será de aliviar a carga das redes actuais, actualmente bastante congestionadas, não de criar problemas adicionais.

Para responder a este desafio os mecanismos de SON (Self Optimized Networks) são claramente decisivos, a gestão da interferência entre os diferentes componentes rádio de forma automática são a melhor resposta. Processos autónomos de gestão inteligente de tráfego, controlo de potência e de ganho, de gestão de interferência no Uplink nas redes 3G e de outras funcionalidades avançadas no 4G, como escolha selectiva de selecção de Frequências e de coordenação de interferência entre células, são dos mecanismos mais explorados pelos principais fornecedores de tecnologia. O objectivo será sempre que toda esta gestão seja feita de forma absolutamente transparente para o utilizador final, o facto das Small/MetroCells usarem uma arquitectura Full IP contribui de forma significativa para este objectivo.

É claro que ao aproximarmos a rede móvel do utilizador final, estamos não só a melhorar a experiência do cliente final mas estamos também a abrir as portas a um mundo novo de aplicações que o Operador poderá explorar.

Resumidamente é para que os operadores possam responder a exigências diferentes dos seus clientes na mesma zona geográfica que nascem as redes HetNet, as grandes redes Macro formadas pelas antenas existentes nos telhados das nossas cidades e nas torres que encontramos espalhadas um pouco por todo o lado, em harmonia com as pequenas SmallCells e MetroCells, que dificilmente identificaremos nos painéis publicitários, nas paragem dos autocarros ou nos postes de iluminação.

(*) NPI Wireless Manager da Europa do Sul na Alcatel-Lucent