Por Ana Neves (*)

Fala-se muito sobre transformação digital mas quase sempre do ponto de vista da tecnologia e dos modelos de negócio associados. Porém, é perigosamente escassa a reflexão sobre o impacto que os programas de transformação digital têm nas lideranças organizacionais: as portas que se abrem para os líderes atuais e emergentes, e a necessidade de repensar a cultura organizacional e os hábitos de trabalho.

Um estudo de 2018 da Capgemini revela que muitas organizações não estão a conseguir que os colaboradores acompanhem as suas jornadas de transformação digital, e que apenas 35% das organizações sente que a liderança está a adotar os novos comportamentos necessários à transformação digital.

Isto é deveras preocupante já que a liderança digital é crítica para que as organizações extraiam valor dos seus esforços de transformação digital.

Mas, afinal, o que é um líder digital?

Um líder digital é aquele que convida e respeita a inteligência das pessoas com que trabalha, contribuindo para a capacitação, o fortalecimento e envolvimento dessas pessoas. Adota plataformas digitais de colaboração e comunicação para cumprir esses objetivos, e utiliza-as para ampliar o alcance e impacto dos novos processos de trabalho que põe em prática e quer promover.

pt intranet processos cap gemini

Legenda: De acordo com o Estudo Knowman de Gestão de Conhecimento de 2019, quase metade das intranets em Portugal ainda não suportam a colaboração nem o diálogo entre colegas

As intranets de nova geração, com componentes para comunicação multidirecional, colaboração e co-criação, podem ser poderosas aliadas dos líderes digitais. Mas é crítico saber como usá-las: não como palcos bonitos para práticas e processos herdados de antigas realidades de trabalho, mas antes como instrumentos facilitadores e promotores de um trabalho mais ágil e transparente, verdadeiramente capaz de tirar partido da rede e viabilizar uma genuína transformação digital da organização.

Até porque, as novas intranets sociais podem contribuir para a retenção e disponibilização de conhecimento crítico: os colaboradores têm melhores condições para responder em tempo útil, as chefias ficam mais libertas para atividades de gestão e estratégia, e a organização melhora o seu desempenho.

A transformação digital das organizações passa por uma transformação da cultura organizacional e dos processos e práticas de trabalho. Urgem novas práticas de liderança que tirem partido do digital para o próprio desenvolvimento pessoal e melhores resultados de negócio.

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(*) Ana Neves (@ananeves) é sócia e diretora-geral da Knowman (knowman.pt), empresa de consultoria em gestão de conhecimento e aprendizagem organizacional, ajudando organizações nacionais e estrangeiras na definição de estratégias, conceção de planos operacionais, apoio à seleção de plataformas digitais e avaliação de impacto.
No Linkedin: https://www.linkedin.com/in/ananeves/

Nota da Redação: o SAPO TEK é media partner da conferência Social Now