Não existem fórmulas mágicas. Por mais capacidade de bateria que as fabricantes ofereçam nos seus equipamentos, se não respeitar uma devida utilização não vai ser capaz de tirar todo o partido da autonomia da energia. Ao mesmo tempo vai diminuir a sua esperança média de vida, no caso de cometer os habituais erros no seu uso.

Os sistemas de carregamento rápido ajudam a manter os equipamentos com energia, mas deve respeitar algumas “regras” que fabricantes como a Apple apontam para que a bateria tenha uma boa vida útil e por mais tempo ao longo do dia.

Até porque se antes navegar na internet já metia o modem a aquecer, este é agora “turbinado” com o processamento de 5G. O gaming, o brilho do ecrã e mais recentemente os NPUs de processamento de inteligência artificial devoram a bateria e de repente, nem a capacidade de 6.000 mAh garante a utilização para o dia todo.

Conheça algumas dicas que deve utilizar no dia-a-dia para ganhar bons hábitos de utilização dos smartphones. E a maioria é válida não apenas para os smartphones iOS como Android.

1 – Carregue frequentemente e evite drenar por completo a bateria

Existiam mitos de que a bateria viciava se colocássemos o smartphone à carga com alguma bateria ainda disponível. Ou seja, o equipamento só recebia a carga total se fosse carregado a partir de 0% de bateria. E não pode ser tão errado este pensamento, pelo menos com as mais recentes gerações de smartphones. Deve fazer o contrário: nunca deixe a bateria chegar ao fim e deve evitar que seja carregado ao máximo.

A Apple recomenda que no iPhone ative a funcionalidade que limita a carga até aos 80%. Apesar de ter menos bateria para gastar durante o dia, a longo prazo vai oferecer mais saúde de vida ao equipamento. Também deve evitar deixar o smartphone descer abaixo dos 20%. Quando chega a este nível, o iPhone pergunta se quer ligar o modo Low Power Mode, isto para evitar que o resto da bateria desapareça sem que tenha tempo de o colocar à carga.

Este modo reduz o brilho do ecrã, otimiza a performance e minimiza as animações do sistema. A aplicação de email deixa de carregar emails em fundo e são desligadas funcionalidades como o AirDrop, sincronização do iCloud, etc. Isto para poder continuar a telefonar, partilhar mensagens e navegar na internet.

2 - Se não tem pressa de carregar, utilizem o USB do computador

É um facto que queremos o smartphone sempre carregado e rápido. Mas nem sempre é necessário utilizar os sistemas de carregamento rápido. Se possível, ligue o smartphone a um portátil por USB e deixe a máquina carregar o equipamento. Vai demorar uma eternidade, mas considere esta energia como “pura”, pois vai alimentando o smartphone sem sobreaquecimento ou esforço do equipamento.

3 – Verifique quais as apps que estão a gastar mais bateria

Tanto os smartphones iOS como Android já oferecem no sistema a possibilidade de listar as aplicações por gasto de energia. Desta forma pode rapidamente verificar quais as aplicações que estão a drenar a bateria. Para ver no iOS entre em Definições e escolha Bateria.

Aqui pode ver que aplicações continuam a gastar energia mesmo quando não estão em uso ativo. E neste caso, pode desativar essa função nas definições, entre em geral e depois “Atualizar em segundo plano”. Aqui vai ver a lista de apps que têm autorização para serem atualizadas quando não estão em uso. Desligue aquelas que não precisa e que consomem mais.

Monitorização da bateria no iPhone
Monitorização da bateria no iPhone Monitorização da bateria no iPhone

4 – Evite o uso em ambientes com temperaturas extremas

A utilização na praia ou campo, com o sol direto, em dias mais quentes, fazem com que os smartphones sobreaquecem e dessa forma, a bateria “evapora” rapidamente. O mesmo para ambientes gelados, com temperaturas negativas. A Apple recomenda a utilização do iPhone entre temperaturas de 16º a 22º Celcius. Mais que 35º C coloca o equipamento em perigo e até causar danos permanentes à autonomia da bateria. E colocar o smartphone à carga neste ambiente quente também pode ser fatal. Da mesma forma que não deve utilizar ou carregar abaixo dos 20º negativos.

5 – Remova a capa protetora durante o carregamento

A remoção da capa protetora durante o carregamento permite ao equipamento “respirar”, mas praticamente ninguém aplica esta dica simples partilhada pela Apple. Certas capas podem gerar excesso de calor quando estão à carga, gerando excesso de calor que pode afetar a capacidade da bateria. Se notar que o smartphone aquece enquanto carrega, retire de imediato a capa.

6 – Se guardar permanentemente o smartphone deixe-o com 50% de carga

Quando precisa de guardar um smartphone que não vai utilizar durante um tempo e que eventualmente o possa recuperar, deixe sempre metade da carga no equipamento. O seu estado “adormecido” vai consumindo energia, por isso, se pretende manter o equipamento desativado por mais de seis meses, volte a carregá-lo até 50%, explica a Apple. Mantenha o smartphone guardado num local fresco e seco.

7 – Ajuste o brilho do ecrã e desligue os serviços de localização

O brilho do ecrã do iPhone gasta energia, por isso, ao diminuir a iluminação vai ganhar mais autonomia. Pode deixar o sistema adaptar-se, mas se sente que tem brilho a mais, diminua nas definições rápidas. Quando puder, utilize o modo “negro”, pois consome menos energia, porque há menos brilho.

Também os serviços de localização gastam mais bateria, por manter o GPS em constante utilização. E existem apps que pedem a localização por tudo e por nada. Defina quais são aquelas imprescindíveis de aceder à localização.

Deve de ter em conta o Wi-Fi e as notificações. Desligue o Wi-Fi quando não é preciso e defina quais as apps podem enviar notificações, para diminuir o consumo de bateria.

8 – Mantenha o smartphone atualizado

As atualizações não servem apenas para adicionar funcionalidades ou corrigir bugs e vulnerabilidades. Muitas vezes afetam as funções do equipamento, otimizando a sua utilização. A bateria pode sair a ganhar indiretamente com as atualizações do smartphone.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.