Por João Simões (*)

[caption]João Simões[/caption]

Quando se começou a falar da “cloud”, esta não era realmente pensada como "a cloud” de hoje em dia. Na verdade, não havia realmente qualquer tipo de denominação para este conceito. Esta era apenas uma parte da internet. Falo é claro do webmail e mais especificamente o Hotmail: o primeiro serviço cloud que existiu – ainda antes de sequer se falar na cloud. A ideia de armazenar toda a nossa informação num local centralizado e remoto foi-se desenvolvendo naturalmente com o passar do tempo. No entanto, foi nos últimos anos que o fenómeno da "tecnologia em nuvem" realmente vingou, muito devido ao aumento da largura de banda, aliada à capacidade de descarregar arquivos enormes de uma forma praticamente instantânea. A verdade é que este fenómeno está a ter um impacto importante no mundo tecnológico e empresarial. E que impacto!

De facto, uma análise feita no ano passado revelou que cerca de 84% das empresas utilizam pelo menos uma aplicação baseada na cloud. Serviços na nuvem permitem que as pessoas e as empresas usem poderosos recursos de computação, que lhes permitem partilhar arquivos, logins, usar várias aplicações, trabalhar remotamente a partir de diferentes locais e muitas outras funcionalidades. As novas empresas estão a mudar o seu quotidiano e estão cada vez mais a adotar serviços na cloud. Mas o que é que todas estas inovações podem fazer por nós?

Tempo. Resumindo numa só palavra, é isto que a cloud tem permitido poupar às empresas e restantes utilizadores. Tempo para estes fazerem aquilo que eles realmente fazem, tempo para se concentrarem no seu negócio e não nas tarefas administrativas que os rodeiam. De facto, visto de outra forma, a cloud é apenas uma forma de terceirização de tarefas e serviços periféricos a outras empresas: neste caso, os fornecedores de serviços cloud. É o equivalente a utilizar uma transportadora fiável, para entregar uma encomenda importante a alguém, sem que seja necessário que seja você ou alguém da sua empresa a fazê-lo.

Qualquer tipo de tecnologia que permita às empresas poupar tempo e recursos ao implementar a sua gestão TI, é facilmente bem acolhida. A tecnologia em nuvem permitiu às empresas agilizarem os seus negócios, descentralizando algumas tarefas e custos para serviços externos, focando-se no seu core business. Uma vez que os serviços cloud estão permanentemente a ser atualizados a partir de uma localização central externa à empresa, os ciclos de upgrades passam agora a ser inexistentes, o que significa que os problemas associados serão em grande parte eliminados após uma mudança para serviços em nuvem. Pode-se imaginar um mundo onde os serviços não-essenciais, como recepcionistas, serviço ao cliente, contabilidade e até mesmo RH são relegados para serviços cloud em vez de contarmos com funcionários reais.

Os serviços cloud também têm reduzido drasticamente a sobrecarga e os custos de arranque para as novas empresas. Na década de 1990, uma nova empresa poderia ter que investir dezenas de milhares de Euros em novos computadores, servidores e outras tecnologias, mesmo antes de iniciar o seu negócio ou ter sequer faturado 1 cêntimo.

Agora, as empresas podem optar por um serviço escalável baseado na cloud, como por exemplo um SaaS, pagando uma taxa mensal fixa dependendo dos utilizadores, em vez de um pagamento de valores provavelmente desenquadrados com a sua realidade. A capacidade de adaptar os recursos existentes às necessidades, de uma forma simples, prática e económica é o que distingue este tipo de serviços. Este conceito é facilmente comparável com a decisão que uma pessoa enfrenta ao decidir entre alugar e comprar uma casa, tendo em conta as suas necessidades ao longo da sua vida.

Esta enorme redução nos custos de exploração inicial, permitiu a novas empresas poderem competir com grandes empresas já estabelecidas e com recursos muito maiores. Uma jovem empresa, com os custos de exploração iniciais mais reduzidos, é capaz de competir com algumas das maiores empresas do mundo. Recorrendo à cloud, as start-ups nem sequer precisam de estar localizadas num escritório físico, reduzindo ainda mais os custos indiretos e os custos de exploração inicial.

A cloud “apenas” revolucionou completamente a indústria da tecnologia, e os efeitos dessa transformação ainda estão surtir efeito na economia a larga escala. Os limites dessa transformação – se é que existem - ainda não são conhecidos. Chegou a hora de examinar de perto todos os seus processos de negócio e determinar o que pode e deve ser migrado para a cloud. Os resultados podem surpreendê-lo.

(*) Marketing Manager da Lunacloud

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.