[caption]Nome da imagem[/caption]

Mais de metade dos utilizadores que responderam à última votação que o TeK teve online indicam que já sofreram as consequências de ter um vírus instalado nas suas máquinas. Um quinto dos 3.450 utilizadores que responderam à votação revelam, por seu lado, que já foram vítimas de phishing, ataques desenhados para roubar dados dos utilizadores usando a identidade de um serviço ou instituição em que este confie.


Na mesma lista têm expressão os ataques do tipo ransomware, baseados em malware que se instala no computador e bloqueia o acesso, exigindo um resgate para repor os serviços e o funcionamento normal da máquina. 13% dos inquiridos revelaram já ter sido vítimas deste tipo de problema. O roubo de identidade já foi um problema para 3% dos inquiridos. O Bullying e o assédio sexual foram indicados por 2% e 5%, respetivamente.


Entretanto já colocámos online uma nova votação. Com a aproximação do fim do suporte para o Windows XP, queremos saber se integra o vasto grupo de utilizadores que ainda vai sentir a mudança.


Depois do XP a Microsoft lançou já várias versões do seu sistema operativo, mas a popularidade do XP tem-se mantido em alta e tem sido difícil convencer os utilizadores a migrar para alternativas mais recentes.



O fim do suporte ao Windows XP já esteve previsto várias vezes mas acabou por ser sucessivamente adiado. A última atualização de segurança do software está agora marcada para 8 de abril. Ainda está (ou já esteve) em fase de transição para um sistema operativo alternativo?

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.