O jailbreak de telemóveis e o acesso root são um direito que a maioria dos utilizadores do TeK defende, permitindo desbloquear os telemóveis e garantindo acesso a funcionalidades que antes estavam limitadas pelos fabricantes e operadores.

O tema tem gerado polémica, sobretudo no iPhone e mais recentemente nos terminais Android, com os fabricantes e operadores a alegarem que este acesso abre portas à violação da segurança e à instabilidade dos equipamentos, mas já foi até sancionada pelos tribunais norte-americanos, que validaram o direito dos donos dos equipamentos, como o TeK escreveu.

No último inquérito que o TeK teve online, 76% dos leitores optaram massivamente pelo direito de desbloquear os equipamentos. Mesmo assim 21% das mais de 2.680 respostas impunham alguma cautela, e escolhiam a opção “Desde que não sejam usados para fins ilícitos”.

Só 3 por cento das respostas escolhiam a opção de que os utilizadores não devem ter o direito de fazer jailbreak ou ter acesso root para aceder a funcionalidades a que os fabricantes e operadores bloquearam o acesso.

[caption]Nome imagem[/caption]

Já está online uma nova Votação que desta vez pede ajuda aos leitores para escolher as melhores frases que participaram no Passatempo TeK / FCA e que se candidatam a ganhar um dos três livros sobre HTML5 que temos para oferecer. Participe e ajude a escolher os melhores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.