Como já é "tradição" o TeK fez no final de 2009 um balanço dos temas mais relevantes do ano, com uma resenha dos principais acontecimentos. Depois das histórias contadas, desafiámos os leitores a escolherem os mais importantes e aqueles que acreditavam terem maior impacto na actualidade tecnológica em 2010.

Duas semanas e mais de 900 votos depois a escolha está feita: os Direitos de Autor vs Liberdade de Expressão foi a opção que recebeu mais votos, sendo escolhida por 26% dos leitores que votaram.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Com menos expressão, a Implementação de Redes de Nova Geração recebeu 17% dos votos, seguida do tema da concorrência e da "mão pesada" que os reguladores têm mostrado contra os monopólios e abuso de posições dominantes, com 13%.

Empatadas, com 9% dos votos, o desenvolvimento das redes sociais e a hipótese dos conteúdos passarem a ser pagos - que já teve desenvolvimentos em Janeiro com a notícia do NY Times considerar esta possibilidade.

Os votos dos leitores determinam que a mobilidade e a fusão com os smartphone (8%), a polémica e-escolinhas (7%) os novos produtos da Microsoft (6% de votos) e a reforma das telecomunicações na Europa (5%) vão ter menor peso em 2010, embora no caso do e-escolinhas o número de notícias que tem surgido relacionadas com o Magalhães, o inquérito à Fundação e o Concurso Público pareça não justificar esta posição no fim da lista.

Entretanto colocámos já online uma nova votação que pretende apurar quais os conteúdos ilegais que os leitores descarregam da Internet na sequência do protesto realizado esta semana pela ACAPOR. As respostas não serão vigiadas pelas autoridades....

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.