As tarifas de roaming foram actualizadas de acordo com as directivas da Comissão Europeia, mas, apesar das tentativas de várias entidades, a informação prestada aos utilizadores continua a ser complexa.

Definições de zonas de tarifários diferentes para vários operadores, planos especiais para alguns países e preços para voz, dados, sms e mms contribuem para este quebra-cabeças.

O TeK teve a decorrer na última semana uma Votação em que questionava os leitores sobre a sua apreciação da informação de roaming prestada pelos operadores e a resposta é massiva: 60% dos 730 leitores que votaram afirmam que a informação não é clara.

Outros 15% escolheram a opção de que a informação sobre as tarifas de roaming só é prestada de forma simples através do atendimento telefónico, enquanto 25% admitem que a informação é clara.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Já está online uma nova votação sobre a integração da banda larga no Serviço Universal de telecomunicações, que tem vindo a ser discutida mas que ainda não tem um aval definitivo.

Recorde-se que está a ser preparado um novo concurso para atribuição do serviço universal a um operador e que se não ficar já contemplada a obrigação de instalar um ponto de acesso Internet a par da linha telefónica nos próximos anos esta questão não volta a ser mexida.

Nota da Redacção: A análise das Votações do TeK não tem como objectivo fazer uma avaliação estatística rigorosa e extrapolável para a realidade nacional de cada tema, representando apenas a opinião dos leitores que voluntariamente responderam ao inquérito.