Recentemente uma análise da DECO chumbava cinco lojas de eletrónica portuguesas pelas políticas online, identificando a existência de cláusulas ilegais ou abusivas.



Em 15 lojas analisadas, a associação de defesa do consumidor dava notas negativas a cinco, penalizadas pela demora no reembolso de produtos devolvidos.



eXpansys, Minfo, Pixmania, Vobis e Worten eram as lojas chumbadas nesta análise, tendo demorado mais do que 30 dias a devolver o dinheiro que tinha sido pago por produtos devolvidos.



Em casos como o da Chip7, Redcoon, Mbit, Prinfor e Colorfoto houve mesmo recusa por parte das lojas em fazer reembolsos das despesas de envio.



Foi com base no relatório da DECO que o TeK decidiu dar aos seus leitores a oportunidade de indicarem se já tinham tido alguma experiência negativa no processo de compra online, referindo o tipo de problema em causa.



[caption]votação tek[/caption]

A maioria dos leitores que participaram na nossa votação dizem, efetivamente, nunca ter tido problemas com as compras realizadas através da Internet (37%), mas entre aqueles que reportam experiências menos positivas, a quebra de stocks é a questão mais apontada (14%).



Entre os 1.628 votos, 9% queixou-se da falta de segurança nas transações e 6% da demora no reembolso de produtos de produtos devolvidos.



O mau atendimento, a demora na troca de produtos e a recusa na devolução das despesas de envio foram respetivamente problemas apontados em 5%, 4% e 3% dos casos.



Da votação resulta ainda que 23% dos participantes leitores afirma não realizar compras online.



Entretanto está a votos um novo tema, desta vez relacionado com as aplicações para Windows Phone que chegaram à final do concurso App me Up. Entre uMeter, Bubbletastic e The Listener 2.0, qual sera a vencedora?

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico