Muito se falou sobre o poder os telemóveis e da Internet (com ou sem redes sociais) como fio condutor na contestação social que agitou o Egipto em particular (e o mundo árabe no geral) nos últimos dias, um papel que os nossos leitores atribuem à capacidade de democratizarem a difusão de informação em países "menos livres".

Na opinião da grande maioria (83%) dos leitores do TeK que participaram na votação "Porque é que a Internet e os telemóveis são o fio condutor na contestação social que está a agitar o mundo árabe?" estas duas "ferramentas" são essenciais porque "democratizam a difusão de informação em países onde não há liberdade de expressão".

Já 10 por cento entre um total de 682 participantes considera que a Internet e os telemóveis podem ser um ponto de partida do descontentamento popular. A minoria, seis por cento, acha que estes recursos não são relevantes como elementos de mobilização numa contestação social.

[caption][/caption]

Entretanto já está online outra votação e desta vez os nossos leitores são convidados a mostrar a sua opinião sobre a necessidade ou não, por parte do Governo, de subsidiar a criação das redes de nova geração em zonas rurais.

Nota da Redacção: A análise das Votações do TeK não tem como objectivo fazer uma avaliação estatística rigorosa e extrapolável para a realidade nacional de cada tema, representando apenas a opinião dos leitores que voluntariamente responderam ao inquérito. Note-se também que, por vezes, o resultado das diferentes percentagens apuradas não atinge os 100 por cento certos, devido à forma como o sistema faz os arredondamentos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.