
Muito se falou sobre o poder os telemóveis e da Internet (com ou sem redes sociais) como fio condutor na contestação social que agitou o Egipto em particular (e o mundo árabe no geral) nos últimos dias, um papel que os nossos leitores atribuem à capacidade de democratizarem a difusão de informação em países "menos livres".
Na opinião da grande maioria (83%) dos leitores do TeK que participaram na votação "Porque é que a Internet e os telemóveis são o fio condutor na contestação social que está a agitar o mundo árabe?" estas duas "ferramentas" são essenciais porque "democratizam a difusão de informação em países onde não há liberdade de expressão".
Já 10 por cento entre um total de 682 participantes considera que a Internet e os telemóveis podem ser um ponto de partida do descontentamento popular. A minoria, seis por cento, acha que estes recursos não são relevantes como elementos de mobilização numa contestação social.
[caption][/caption]
Entretanto já está online outra votação e desta vez os nossos leitores são convidados a mostrar a sua opinião sobre a necessidade ou não, por parte do Governo, de subsidiar a criação das redes de nova geração em zonas rurais.
Nota da Redacção: A análise das Votações do TeK não tem como objectivo fazer uma avaliação estatística rigorosa e extrapolável para a realidade nacional de cada tema, representando apenas a opinião dos leitores que voluntariamente responderam ao inquérito. Note-se também que, por vezes, o resultado das diferentes percentagens apuradas não atinge os 100 por cento certos, devido à forma como o sistema faz os arredondamentos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários