A semana passada o TeK perguntou aos seus leitores se já estavam preparados para a mudança para o novo protocolo de Internet, o IPv6. Hoje chegamos à conclusão de que a maioria nem sequer sabe o que é o IPv6.

Numa altura em que se multiplicam os alertas sobre o esgotamento dos endereços do protocolo actualmente em utilização, o IPv4, e se procura assegurar a transição para o novo sistema de endereçamento, apenas 29 por cento daqueles que participaram na Votação TeK se dizem preparados para a mudança.

Onze por cento dos votantes afirmam que não estão prontos para a transição e 16 por cento dizem "não saber" se estão ou não preparados. Ainda assim, o grupo com maior expressão é aquele que é constituído pelos que optaram pela resposta: "o que é o IPv6?".

Quarenta e cinco por cento dos 1043 internautas que responderam ao inquérito votaram neste sentido - como mostra captura dos resultados, que reproduzimos abaixo.

[caption]votação TeK[/caption]

A pensar nisso, e porque - alegadamente já nos próximos meses - será mesmo inevitável o upgrade para a nova norma, o TeK prepara para amanhã um artigo para ajudar os leitores a esclarecerem as dúvidas mais habituais nesta matéria.

Entretanto decorre já outra votação. Desta feita, os nossos leitores são chamados a opinar sobre o papel dos telemóveis e da Internet na contestação social que está a agitar o mundo árabe.

Nota da Redacção: A análise das Votações do TeK não tem como objectivo fazer uma avaliação estatística rigorosa e extrapolável para a realidade nacional de cada tema, representando apenas a opinião dos leitores que voluntariamente responderam ao inquérito. Note-se também que, por vezes, o resultado das diferentes percentagens apuradas não atingem os 100 por cento certos, devido à forma como o sistema faz os arredondamentos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.