A nova política de privacidade da Google, que entrou ontem em vigor depois de mais de um mês de avisos, parece não deixar ninguém indiferente e as autoridades europeias já avisaram mesmo que a consideram ilegal. Mas a votação que lançámos aos leitores do TeK não gerou muito entusiasmo, reunindo menos de 570 votos.

E não será certamente por haver falta de utilizadores de serviços da Google entre os leitores do TeK, ou de interessados nas questões de privacidade, como se nota na participação e comentários em notícias que estão relacionadas com o tema.

Seja qual for a razão, fica a análise das respostas recebidas, que mostra que a maioria dos que participaram admitem que vão alterar o seu comportamento no uso de serviços da gigante da Internet.

Trinta e cinco por cento dos leitores declararam claramente “Sim” na resposta à questão “A nova política de privacidade da Google vai alterara a forma como interage com os serviços da empresa?”, enquanto 28% optaram por adiantar que vão deixar de estar sempre autenticados quando usam o site.

Ainda assim a opção que recolheu mais votos no total foi um rotundo “Não”, a escolha de 37% dos leitores.




[caption]votação tek[/caption]

Como habitualmente, as explicações que quiserem fazer sobre as opções assumidas podem ser partilhadas na caixa de comentários abaixo, onde não existem limites como os impostos pelos questionários.

Entretanto está já online um questionário sobre problemas identificados em compras online. Queremos saber se já teve experiências negativas em compras na Internet e quais foram os principais problemas identificados.

Recorde-se que a DECO chumbou recentemente cinco lojas de electrónica portuguesas pelas políticas online, apontando especialmente a demora no reembolso de produtos devolvidos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador