Os resultados da votação que o TeK teve a decorrer esta semana mostram que entre os nossos leitores a maioria do sinal de TV é recebido através das redes de cabo, com 47% das respostas. O inquérito foi respondido por 534 leitores.

Segundo as respostas, a recepção de sinal analógico é utilizada por 24% dos leitores, enquanto 14% aderiu à IPTV e 13% ao satélite.

Os dados diferem dos valores apurados pela Anacom a nível nacional, mas estes dados do regulador referem-se apenas a serviços pagos. No terceiro trimestre de 2008 a Anacom tinha identificado que 67,3% dos assinantes de serviços pagos optara pelo cabo, enquanto o satélite era o modo de acesso de 25,3% e o FWA e a rede telefónica pública (por tecnologia IPTV) serviam 7,4% dos clientes.

Estes números mostram porém uma evolução positiva para o IPTV e FWA em relação aos valores do 1º semestre de 2008, altura em que captavam 5,5% do mercado.

Vote também no inquérito em curso sobre a adesão à Televisão Digital Terrestre.

Nota da Redacção: [2008-12-13 8:51] Na sequência dos comentários dos leitores, é preciso esclarecer que este artigo nunca pretendeu assumir-se como uma análise estatística rigorosa e extrapolável para a realidade nacional. A referência aos números da Anacom pretende apenas adicionar informação à notícia, um dos princípios do jornalismo.
O TeK tem vindo a promover uma série de Votações, às quais os leitores têm aderido, e parece-nos que não devemos deixar esses dados sem qualquer análise. Por isso mesmo vamos continuar a publicar os resultados das Votações do TeK, obviamente sem a presunção de extrapolar os dados para a realidade portuguesa já que são resultado de uma amostra muito específica e, naturalmente, limitada.
Sempre que existirem dados de inquéritos realizados por entidades externas, sobre o mesmo tema, estes serão referidos porque acreditamos que esta é uma forma de dar mais valor ao artigo e ajudar os leitores a ter uma visão mais completa da realidade.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.