Suportado na versão 6.1 profissional do Windows Mobile, o HP iPaq 914c Business Messenger integra a linha de equipamentos profissionais da empresa americana e concorre directamente com os touch screen topo de gama do mercado. A opção pelo Windows sem interface próprio facilita a utilização do equipamento para quem está familiarizado com as versões do sistema operativo da Microsoft. Desta opção resultam um conjunto de aplicações de produtividade, típicas neste tipo de equipamento, e um sistema de gestão de correio que leva para o equipamento o ambiente do escritório, com o mesmo tipo de vista do Outlook.

[caption]iPAQ 914c[/caption]

A este nível importa também dizer que o HP iPaq permite a sincronização com o sistema de email do PC (ActiveSync) e com a agenda, através do cabo de dados incluído no Pack e que assegura estas funcionalidades de forma eficaz.

Ao nível das opções de design a HP optou, bem na nossa perspectiva, por um teclado Qwerty que facilita a escrita no equipamento, dispensando em muitas situações o uso da caneta no ecrã táctil. A mão também é opção para manusear os menus, mas pouco viável já que as dimensões do ecrã obrigam os menus a surgir num tamanho onde em muitas situações não cabe um dedo.

[caption]iPAQ 914c[/caption]

Outra opção positiva está no desenho das teclas, que não sendo planas mas ligeiramente curvadas para fora facilitam uma utilização do teclado com menos riscos de apanhar várias teclas quando se pretende apenas uma. As linhas prateadas que dividem as filas de teclas também ajudam a fazer a separação.

As teclas de acesso directo ao correio, ao menu de arranque do Windows, ao calendário, ao Internet Explorer e à câmara VGA de 3 megapixéis (localizada na traseira do equipamento), também são opções úteis. O modelo também incorpora uma tecla de scroll lateral mas que acrescenta pouco à combinação central de cinco teclas direccionais.

[caption]iPAQ 914c[/caption]

No que se refere à conectividade, o equipamento tem suporte para 3G (até HSDPA 7.2 Mbps), WiFi (802.11b/g) e Bluetooth. Tem ainda GPS integrado, a tirar partido do Google Maps instalado e que pode ser potenciada pela utilização do iPaq Trip Guide, uma ferramenta que está disponível para download mas que não testámos.

O equipamento também aceita comandos de voz para algumas tarefas, nomeadamente a procura de contactos na agenda, mas como acontece com a maior parte das aplicações deste tipo os resultados são pouco fiáveis, mesmo com interface em português. Ao nível das aplicações próprias HP destaque ainda para a versão mobile do HP Photosmart, o assistente de configuração das comunicações de dados (HP iPaq Data Connect) ou o iPaq Tips que fornece sugestões para facilitar a realização de tarefas. Todas são ferramentas úteis, seja na gestão e impressão das imagens armazenadas no equipamento, seja ao nível das definições de rede ou de uma utilização mais eficiente do equipamento nas primeiras experiências. Pré-instalado está também o Voice Reply, sistema de resposta por voz a mensagens.

[caption]iPAQ 914c[/caption]

Importa ainda referir que o iPaq 914c pesa 154 gramas, mede quase 12 centímetros e oferece um ecrã TFT de 2,46 polegadas. Diríamos que a relação de medidas está bem equilibrada, tendo em conta que a bateria do equipamento é grande, comparativamente às medidas habituais nesta gama, mas muito eficaz em termos de autonomia, garantindo um mínimo de dois a três dias sem carregar o equipamento.

O iPaq 914c tem uma memória principal SDRAM de 128 MB, mais 256 MB de flash ROM num processador de 416 MHz. Aceita cartões microSD que permitem expandir a capacidade e tem um preço recomendado de 415 euros, mais IVA. Pode ser uma opção para quem pretenda investir na renovação do seu escritório portátil, mas a concorrência é forte no que se refere a ofertas com um bom equilíbrio entre a componente estática e aplicacional.



Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.