Foram um dos brinquedos mais desejados este Natal entre os mais pequenos, mas sabemos (de fonte segura) que muitos adultos aproveitaram a boleia dos mais novos para eles próprios usufruírem, de vez em quando, das caraterísticas de entretenimento que os tablets são capazes de oferecer.

Quem não se convenceu ou foi convencido a tempo de comprar o gadget para pôr na "sapatinho" tem agora oportunidade de fazê-lo a um preço mais em conta, com os descontos tradicionais do mês de janeiro. São alguns os modelos visados, entre eles alguns para crianças. É o caso do Samsung Galaxy Tab 3 Kids, que a redação do TeK teve oportunidade de testar.

O Galaxy Tab 3 Kids (tal qual um Galaxy Tab 3) traz sistema operativo Android 4.1 Jelly Bean, processador dual core a 1,2 GHz, ecrã de 7 polegadas capacitivo com resolução de 1.024x600 e ligações Wi-Fi e Bluetooth.

Com 8GB de capacidade de armazenamento e 1GB de RAM, o Galaxy Tab 3 tem duas câmaras: uma frontal com 1,3 megapixéis e outra traseira, com 3 megapixéis.

Característica distintiva será, logo à partida, a cor amarela da versão Kids, a que se acrescenta a capa protetora laranja, em silicone, que vem de origem com o tablet.

[caption][/caption]

Os pais é que sabem

Além de fonte de entretenimento para os mais novos, a Samsung também pretende garantir que o Galaxy Tab 3 Kids é seguro, e passa aos pais a responsabilidade de gerirem a utilização do dispositivo, através de várias ferramentas de controlo parental.

Cabe aos educadores definirem as pastas de conteúdos multimédia que pretendem que sejam partilhadas no ambiente Kids, escolherem ou não bloquear o menu e as teclas de retrocesso no modo de crianças e escolherem adicionar ou não automaticamente todas as aplicações descarregadas e esse mesmo interface.

[caption][/caption]

Das opções de controlo parental incluídas fazem igualmente parte uma aplicação de Controlo de Tempo, onde os pais podem definir a duração da utilização do GALAXY Tab3 Kids pelas crianças, assim como um Gestor de Aplicações, para a escolha manual das aplicações que integram o ambiente Kids.

O controlo de tempo pode ser definido por duração da utilização ou relativamente a determinado horário, por exemplo entre as 18:00 e as 19:00.

Em modo Kids

No modo criança, os mais novos têm acesso a algumas opções de configuração, nomeadamente, em termos de definições, ativar/desativar a rede Wi-Fi, o Bluetooth, a rotação do ecrã, o som e o modo de energia.

Podem ainda mexer no brilho e definir a imagem do ecrã bloqueado e do ecrã principal e editar os cartões de acesso às aplicações, escolhendo aquelas que são mostrados no ecrã principal.

Mas não serão com certeza as definições a parte mais interessante do Samsung Galaxy Tab 3 Kids para os utilizadores de palmo e meio. No meio do seu colorido interface, o tablet tem Sam, um afável anfitrião de quatro patas para animar o ecrã.

Num toque mais "pressionado", Sam poderá lugar a um dos seus amigos, que oferecem truques diferentes, conforme a interação com o ecrã, com as aplicações ou com os próprios personagens.

De origem há vários jogos para brincar, nomeadamente envolvendo um salão de cabeleireiro, uma viagem de comboio ou invenções para recriar.

Em termos de funcionalidades, no modo criança há acesso à câmara fotográfica, ao vídeo, à galeria de imagens e à loja de apps da Samsung, pré configurada para um acesso por parte dos mais novos.

O tablet que testámos não trazia conteúdos em português, mas na oferta anunciada online fala-se na aplicação do Panda, eBooks gratuitos na aplicação Science4You e "histórias famosas" na aplicação Contos Infantis.

Nas mãos, os 18x11cm do Galaxy Tab 3 Kids parecem realmente o ideal para uma criança. A capa de silicone dá-lhe a proteção e resistência necessária para os encontrões e quedas previsíveis.

[caption][/caption]

Uma ressalva relativamente ao vidro do ecrã, mas possivelmente não apenas para o tablet da Samsung: num equipamento para crianças uma das características devia ser a resistência do ecrã a mãos mais gordurosas do que o habitual.

O Galaxy Tab 3 Kids custa atualmente 199,90 euros em lojas como a Worten e como a Rádio Popular, mas tem associada uma campanha de reembolso da Samsung, no valor de 50 euros, ou seja poderá acabar por ter um preço final de 149,90 euros.

Pelas suas características "2 em 1" - modo infantil e modo standard -, será com certeza uma boa opção para quem estiver a ponderar a compra de um tablet para uma criança.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.