Pensado especialmente para acesso Internet, o Internet Tablet da Nokia junta algumas funcionalidades de um mini PC de bolso, mas estranhamente não suporta redes móveis, obtendo a sua ligação através de Wi-Fi. Testámos o sucessor do o Nokia N810, mas não ficámos convencidos...

A ideia até faria sentido num cenário onde a Internet de banda larga das redes móveis não estivesse tão massificada como acontece actualmente na Europa, e especialmente em Portugal. Os próprios fabricantes há muito usam o acesso à Internet como um dos principais argumentos para vender telemóveis topo de gama e por isso se torna ainda mais bizarro que a Nokia, que está no centro deste movimento de fusão entre telemóveis e Internet, insista no conceito de Internet Tablet, sendo o N810 o terceiro modelo comercializado.

[caption]Nokia N810[/caption]

Pondo as considerações sobre o conceito de lado, o N810 é um modelo mais recente deste esforço da Nokia num formato de mini PC, que cabe no bolso. O ecrã de 4,13 polegadas com uma resolução de 800x480 pixels ajuda à visualização integral (à largura) das páginas Web e é sensível ao toque, podendo receber comandos com o dedo ou o auxílio da caneta.

Debaixo do ecrã está escondido um teclado QWERTY integral com teclas pequenas e planas mas utilizáveis depois de alguma habituação. Se preferir pode também escrever notas com a caneta, treinando o sistema para o reconhecimento da sua caligrafia.

Para utilização na secretária o ecrã e o teclado podem ser colocados numa posição inclinada com a ajuda do suporte traseiro, mas convém não exercer "força excessiva" para não o danificar.

[caption]Nokia N810[/caption]

A ligação, já dissemos, não passa pelas redes GSM. Wi-Fi, Bluetooth e WiMAX - que se estreia nesta versão - são as possibilidades para obter a desejada ligação Internet que dá utilidade ao Tablet. As redes Wi-Fi domésticas (em número cada vez maior), empresariais ou públicas podem servir este propósito, mas com o Bluetooth pode usar a conectividade GSM (ou 3G) do seu telemóvel, ou de outros se conseguir a autorização para "roubar" o acesso. Quando ao WiMAX, esta integração é bem vinda mas na prática ainda não serve para nada.

Mesmo faltando o serviço GSM/3G, a Nokia sabe que muitos utilizadores vão querer usar o dispositivo para telefonar, e por isso incluiu dois serviços, o Skype e o Gizmo, que permitem ligações gratuitas por VoIP, ou pagas para redes fixas e móveis mediante a subscrição de um serviço. A câmara VGA frontal permite videochamadas.

[caption]Nokia N810[/caption]

Outra novidade deste modelo é o receptor GPS integrado, que transforma o N8120 num simpático navegador de mapas, mas ainda não muito detalhados em comparação com outras ofertas existentes no mercado. A verdade é que também não pudemos testar exaustivamente esta funcionalidade porque no modelo que nos foi cedido a subscrição do serviço já tinha expirado e não quisemos gastar dinheiro a renovar a assinatura…

[caption]Nokia N810[/caption]

Pouco mais falta dizer sobre este modelo, que continua a integrar o maemo, um sistema operativo baseado em Linux, e um interface facilmente costumizável, onde os utilizadores podem seleccionar de forma fácil os applets que querem ver no ecrã, à moda dos sistemas operativos de gerações mais recentes.

E no fim, o preço... Por 339 euros o N810 é quase tão caro como telemóveis com acesso Internet e ecrãs já generosos de mais de 3,5 polegadas e até se torna uma má opção quando comparado com mini-notebooks, ou netbooks como o Toshiba N100. Mas não deixa de ser um gadget que capta olhares curiosos sempre que é usado...