A apresentação da Nintendo 3DS na E3 já deu uma primeira visão do potencial das imagens tridimensionais na nova consola portátil da Nintendo, mas na verdade é difícil ter uma percepção real sem mexer na consola, que ainda não tem data marcada para chegar às lojas.

A dispensa de óculos para ver as imagens tridimensionais é uma das principais conquistas que a marca nipónica fez com a Nintendo3DS. E mesmo os mais cépticos acabam rendidos às imagens depois de experimentar.

Foi o que aconteceu hoje na apresentação que a Nintendo tem montada no Pavilhão Atlântico, onde tivemos oportunidade de ver demos de imagens e filmes e interagir com os jogos.

O ecrã pequeno - sobretudo quando comparado com os televisores 3D - é uma das desvantagens óbvias, mas o efeito 3D acaba por não ser muito prejudicado.

[caption]controle nintendo 3ds[/caption]

O resultado depende, naturalmente, do tipo de conteúdos, mas as formas ficam mais arredondadas e a profundidade do efeito pode ser gerida pelo próprio utilizador com um pequeno controle acessível ao lado do ecrã que no limite pode simplificar a imagem para 2D.

O modelo testado ainda mão é necessariamente representativo do produto final, mas já está bastante optimizado. A consola não foge muito às dimensões da Nintendo DSi, actualmente no mercado, com o ecrã superior LCD de 9 centímetros a oferecer uma resolução de 800 X 240 pixéis e o ecrã inferior de 7,7 cm sensível ao toque que é usado como controle em alguns jogos.

[caption]nintendo[/caption]

À habitual câmara interna, a Nintendo adicionou ainda duas câmaras externas, na tampa da Nintendo 3DS, que se torna útil para captar fotografias 3D, embora a sua utilização fora da consola seja limitada, já que não é garantida sequer a possibilidade de exportação para um televisor 3D - pelo menos para já.

O vídeo de apresentação da Nintendo 3DS na E3, que o TeK já tinha publicado, dá uma visão geral sobre as potencialidades da consola.

Mas é a jogar que verdadeiramente se toma noção de que a profundidade das imagens pode ser explorada para uma visão mais rica de jogo. O PilotWings Resort, onde o utilizador é convidado a pilotar uma avioneta, passando um percurso onde tem de cumprir várias tarefas para ganhar pontos, é um dos exemplos de excelência.

[caption]Nome imagem[/caption]

O mesmo se pode dizer do jogo Kid Icarus: Uprising, onde o vídeo que reproduzimos abaixo tenta dar uma noção da experiência, mas sem a capacidade 3D o que faz com que as imagens apareçam desfocadas. Os jogadores são levados a voar com as asas dos protagonistas desta história de traços juvenis e a defrontar os habituais exércitos malvados.

Outros títulos como o Animal Crossing, Mario Kart e Nintendodogs estão também já disponíveis para experiências 3D, prometendo trazer mais dimensão ao divertimento com a consola.

Resta agora saber quando é que esta nova dimensão chega às lojas e o preço a que vai ser vendida, já que é possível que nem todas as bolsas tenham "profundidade" para a aquisição...