Tenho que começar por dizer que sou fã da Bang & Olufsen. Aliás, como deve ser qualquer pessoa de bom gosto e que aprecie música. O comentário pode ser polémico, mas é realista: a Bang & Olufsen está no top das fabricantes com melhor qualidade de som do mercado, que alia de forma inequívoca ao design.

Infelizmente, por falta de paciência (leia-se disponibilidade financeira), nem sempre é possível comprar os equipamentos da marca, e algumas experiências de usufruto da qualidade de som passam pelas lojas, onde nem sempre as condições são ideais, ou de casas de amigos mais "abonados".

Mas ser jornalista tem algumas vantagens e por isso, durante uma semana, tivemos a oportunidade de ter na redacção uma das mais recentes produções, o BeoSound 8. E garanto que ajudou a animar o ambiente...

[caption]Nome imagem[/caption]

Colocado sobre uma mesa - e não pendurado na parede, já que o tempo de "estadia" não o justificava, as colunas mostraram-se à altura das exigências e reproduziram sons de um iPod nano, iPhone e iPad, ajudando à diversidade sonora que as várias playlists trouxeram.

A qualidade do som é garantida, mas depende também do "formato" original da música. É certo que a qualidade duvidável de uma faixa se sente mais nestas colunas do que com os phones, mas quando o som é perfeito vale a pena esticar o volume, mesmo arriscando a algumas queixas dos "vizinhos".

Embora "encaixem" perfeitamente no slot projectado para o efeito, a utilização mais perfeita e rápida do BeoSound 8 é feita com o iPhone ou iPod touch. Sem capas.

[caption]Nome imagem[/caption]

O iPad pode também se usado, em segurança com o apoio de um suporte que o segura, mas desequilibra a estética, por ser demasiado grande. E o iPod nano, da nova geração, também cabe, mas fica de lado...

[caption]Nome imagem[/caption]

Para os utilizadores do iPad o mais difícil será mesmo retirar a capa do tablet - essencial para o proteger e manter o ecrã mais ou menos limpo, o que pela nossa experiência se tornou um forte desincentivo à sua utilização como leitor de música nesta situação.

Como sistema de áudio "doméstico", o Beosound 8 cabe em qualquer situação, e as fotos da marca colocam-no em salas, cozinhas, escritórios, garagens e até corredores (o que pessoalmente me parece um enorme desperdício). A empresa teve o cuidado de criar um sistema de ajustamento manual do som para que o utilizador adapte a performance de acordo com a localização, conforme as colunas estejam colocadas num canto, na parece ou sobre uma mesa.

[caption]Nome imagem[/caption]Em qualquer situação é sempre útil o comando remoto, que serve apenas para aumentar e reduzir o volume ou mudar de música. Mas é tão pequeno que é preciso assegurar que não se perca entre outros utensílios em utilização...

O sistema de som está disponível em seis cores: azul, lilás, verde, amarelo, preto e branco, para combinar com todas as decorações, e tem um preço de venda a público de 995 euros.

Se quiser espreitar novos ângulos, pode ver este vídeo promocional da marca que reproduzimos abaixo.

Fátima Caçador

Nota da Redacção: Para os mais curiosos, lamentamos comunicar que o BeoSound 8 já foi devolvido à empresa que o emprestou para testes. Esclarecemos também que as fotos utilizadas são fornecidas pela marca e não foram captadas na redacção, onde estão ausentes os utensílios de cozinha.