A Samsung apresentou hoje em Portugal o seu novo topo de gama, o Omnia, que para já se mantém um exclusivo da TMN. A comparação com o iPhone e o THC Dimond é inevitável, sendo as principais características distintivas centradas na câmara fotográfica de 5 megapixels, com gravação de vídeo e videochamada e no acesso ao Mobile TV da operadora.

http://imgs.sapo.pt/gfx/454100.gif

Mesmo quem já testou os rivais mais directos fica bem impressionado com algumas funcionalidades do Omnia, que não são novidade no mercado mas que fazem diferença face ao iPhone, como as já referidas e o interface com vibração quando se selecciona algum ícone, ou a possibilidade de desligar o som de chamada simplesmente virando o terminal sobre uma superfície plana, o que a Samsung designou de "modo etiqueta".

Estas características são garantidas pelo Samsung Widget User Interface que funciona sobre o Windows Mobile 6, um sistema operativo que agradará certamente a utilizadores profissionais, e nem precisam de ser administradores de sistemas...

A nível de conectividade o Omnia oferece um pacote completo, com 3,5 G de 7,6 Mbps, Bluetooth e Wi-Fi, podendo o utilizador seleccionar o perfil de acesso que mais lhe convém para a ligação Internet do browser ou a sincronização com o correio electrónico e agenda do Outlook.

O ecrã de 3,2 polegadas sensível ao toque mas que também pode ser usado com uma pen, facilita a visualização das imagens e vídeos, mas também a utilização das ferramentas empresariais equivalentes ao Office.

http://imgs.sapo.pt/gfx/454105.gif

Um destaque adicional para o acesso directo a canais de TV do Meo Mobile, uma funcionalidade desenvolvida pela PT e que passou pelo trabalho conjunto com os engenheiros da Samsung.

O modelo que a TMN terá desde já à venda tem uma memória base de 8 GBytes mas esta é extensível a 24 GBytes com um cartão de memória adicional. O modelo de 16 GBytes poderá porém vir a ser integrado na oferta da operadora, uma hipótese que Luís Avelar, administrador da TMN não afasta, mas que depende da evolução do mercado.

Tal como muitas máquinas fotográficas dedicadas já no mercado, o Samsung Omnia tem funções avançadas de detecção de sorrisos e de rostos que podem facilitar a captura de retratos, assim como a possibilidade de obter auto-panoramas e diversos modos de fotografia automática, bons argumentos para começar a deixar o aparelho de fotografia em casa.

A câmara fotográfica é ainda usada para uma funcionalidade de reconhecimento de cartões empresariais, que basta fotografar para que os campos de nome e número de telefone sejam detectados automaticamente e introduzidos num contacto guardado na memória do terminal. Mas têm de ser cartões empresariais de formato standard, já que modelos muito "criativos" podem não ser aceites.

Uma última nota vai ainda para os mapas. O Omnia tem um GPS integrado e Geotaging para memorizar os locais preferidos, mas a TMN decidiu incluir o Route66 no pacote, "grátis para sempre", uma vantagem adicional para quem quer usar o telefone também como apoio à navegação automóvel ou pedestre. Só é pena que o zoom in e o zoom out não possa ser feito de forma tão fácil como no iPhone, simplesmente usando os dedos com gestos de abrir e fechar sobre o ecrã...

http://imgs.sapo.pt/gfx/454103.gif

Haveria ainda muito mais para dizer sobre este terminal, e para comparar com os concorrentes mais directos, mas deixamos-lhe um quadro para que possa ver as principais diferenças.

http://imgs.sapo.pt/gfx/454114.gif

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.