A atualização do software das set top boxes começou a ser feita a meio de julho, dando aos clientes a possibilidade de manualmente fazerem o upgrade a partir do canal 10, num ciclo que ficará fechado no final de agosto.

[caption]Vodafone TV[/caption]

O interface gráfico - apelidado de TV 2.0 - pretende ser mais apelativo e oferecer experiências diferenciadoras no acesso aos conteúdos, mas manter também a simplicidade, como explicou ao TeK Duarte Constantino, gestor de produto, durante um "test drive" ao serviço.

O Guia TV tem agora uma nova forma de navegação com visualização de canal, e a navegação na lista de canais e nos vídeos do videoclube está mais rápida e fácil, ajudada pelo comando desenhado para simplificar a vida aos utilizadores, mas toda a interatividade foi reforçada, com ligação às redes sociais através das páginas do Facebook dos canais visualizados.

Na televisão podem ser vistos os últimos 10 posts na página, e os utilizadores podem fazer Gosto e ver mais detalhes. "Quisemos juntar o que clientes mais fazem em multitasking com a TV", explica Duarte Constantino.

O Twitter e o Picasa fazem também parte das novas rotas adicionadas à TV da Vodafone, sendo que estas funcionalidades foram desenvolvidas pela equipa centrada em Portugal, podendo agora estender-se a outros países onde o serviço da Vodafone está disponível.

[caption]Vodafone TV[/caption]

Entre as novidades do serviço conta-se o Live On TV, uma das SmartApps da Vodafone que permite a qualquer utilizador de um smartphone ou tablet com Android ou iOS enviar imagens captadas em direto para um televisor da rede Vodafone TV.

[caption]Vodafone TV[/caption]

Depois de configurado o televisor, basta instalar a aplicação gratuita a partir da loja Google Play ou App Store da Apple e saber o contacto de um cliente da Vodafone TV para fazer o streaming.

O vídeo pode ser enviado até 5 contactos em simultâneo. Se estes não estiverem a ver TV no momento recebem um SMS com a notificação e o vídeo fica disponível durante 15 dias, mas não pode ser gravado.

[caption]Vodafone liveonTV[/caption]

A funcionalidade foi desenvolvida pela equipa da Vodafone em Portugal e está já em curso o pedido de patente para registar a inovação que a operadora quer replicar para outras operações.

A ideia é facilitar a comunicação através da TV, embora para já a transmissão seja apenas num sentido, ao contrário do que acontece numa videoconferência que já possível em televisores com câmara através de serviços como o Skype.

A experiência com o Live On TV é interessante, embora exista algum atraso entre a imagem captada e a emitida, que resulta dos atrasos na comunicação.

O TeK experimentou a funcionalidade com um smartphone mas também com os Google Glass, que a Vodafone já integrou no desenvolvimento, e o resultado acaba por estender o conceito de "veja o que eu vejo" ainda mais do que com a utilização da câmara do smartphone.

Para além das vantagens propagadas no serviço, e do alargamento do ecrã como suporte de comunicação, há questões de segurança e privacidade a considerar, até porque o televisor funciona muitas vezes como uma "janela para o mundo" ainda pouco controlada em muitas casas, gerando dúvidas sobre a possibilidade de utilização para fins menos positivos... Sobretudo quando há menores na família.

Questionada em relação a questões de segurança, a Vodafone garante que adicionou vários cuidados para proteger a privacidade dos utilizadores e evitar intrusões indesejadas destes conteúdos, permitindo a utilização de passwords nas contas associadas ao serviço e o bloqueio de utilizadores. Há ainda a possibilidade de acionar as definições de controle parental para evitar que os mais novos recebam comunicações indesejadas.

A galeria de imagens abaixo mostra alguns dos ecrãs do novo serviço e os passos para a configuração e atualização do software da Vodafone TV.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico