Pelo segundo ano consecutivo, a MEO recebeu o selo da DECO Proteste como a melhor rede móvel nacional. A distinção baseou-se na aplicação QualRede da revista da Defesa do Consumidor. A aplicação compara os dados de navegação de utilizadores, fazendo cálculos em diferentes parâmetros de medição nos últimos 12 meses, tais como a velocidade de download e upload, teste de navegação na web e streaming de vídeo.

Segundo Rita Rodrigues, Head of Media and Public Affairs, da DECO Proteste, o projeto lançado em 2016 tem vindo a registar um crescimento dos utilizadores. “O principal objetivo é ajudarmos o consumidor a escolher uma rede móvel que seja eficiente na sua zona de residência e no trabalho. A MEO voltou a destacar-se este ano com os melhores resultados na média de todos os parâmetros”.

meo deco proteste

Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, o prémio traduz o reconhecimento dos seus clientes no trabalho, na aposta e no investimento realizado no país. “Vamos continuar a inovar, a trazer às empresas e às casas de todos os portugueses a melhor experiência de cliente e de serviço. Vamos continuar a dar resposta às suas necessidades e às suas expectativas. Investir, apostar e capacitar são as palavras de ordem na nossa estratégia”.

A DECO Proteste diz que a aplicação QualRede, que é gratuita e colaborativa, funciona com maior eficiência consoante o número de pessoas que a utiliza. Depois são os próprios consumidores a decidir quando e onde realizar os testes à rede. Todos os dados são registados de forma anónima, usados para atualizar um mapa interativo, que mostra o nível de qualidade das redes móveis nacionais.

Com o início das ofertas de serviços 5G das três principais operadoras de telecomunicações, a aplicação também já começou a fazer os primeiros registos das redes de nova geração. E os primeiros resultados práticos demonstram, segundo a DECO Proteste, que houve um aumento significativo das velocidades face ao 4G. Estas chegam ao quádruplo no download e quase o dobro no que diz respeito ao upload.