O governo francês está a equacionar a venda de parte do capital detido na France Telecom, numa operação que tem como principal objectivo realizar receitas extraordinárias que contribuam para a redução da divida pública e consequentemente dos valores do défice, actualmente acima dos limites impostos pela União Europeia.



Segundo um comunicado divulgado hoje, a operação deverá visar 12,1 por cento do capital da operadora, controlado pelo Estado, representativo de 299 milhões de acções avaliadas em 5,7 mil milhões de euros, cita o Financial Times. A medida exacta do capital colocado à venda irá depender dos níveis da procura, podendo partir de um mínimo de 9 por cento até um máximo de 12,1 por cento.



A realizar-se, a operação retira ao Estado o controle accionista na France Telecom, reduzindo-o a menos de 50 por cento. Segundo números apontados pelo executivo, a participação pública deverá passar a situar-se entre os 41 e os 43,5 por cento. Contudo, o comunicado refere que a média prazo é intenção do Estado manter-se como accionista principal da operadora, avança o jornal.



A França acumula um défice que bate recordes nos últimos trinta anos. Para minimizar a situação o Governo já alienou outros activos de peso agindo na redução da dívida pública e consequentemente no défice, uma receita que também tem sido utilizada em Portugal.



A France Telecom atravessou graves dificuldades financeiras, consequência de uma política de crescimento assente em aquisições de empresas em mercados considerados chave. Por outro lado, a empresa foi também fortemente penalizada pelos investimentos avultados nos leilões para atribuição de licenças de terceira geração pela Europa.



Nos últimos exercícios os sinais de recuperação têm-se multiplicado, pelo que o governo considera chegada a altura de avançar com uma operação deste tipo.



Notícias Relacionadas:

2004-05-12 - France Telecom e Governo francês na mira da Comissão Europeia

2003-03-05 - France Télécom regista prejuízos recorde em 2002

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.