A AdC indica que recebeu, a 19 de dezembro de 2025, “uma notificação prévia de uma operação de concentração de empresas”. Segundo a informação avançada pela autoridade, a operação consiste na aquisição pela Mezan, “uma entidade controlada pela Asterion Industrial Partners”, do controlo exclusivo da Portugal Telecom Data Center, atualmente controlada pela MEO, “mediante a aquisição da totalidade do respetivo capital social”.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Como detalhado no mesmo documento, a Mezan é descrita como uma “sociedade gestora de investimentos focada em investimentos em infraestruturas no mid-market europeu”, com uma estratégia centrada “principalmente nos setores das telecomunicações, energia e serviços de utilidade pública e mobilidade na Península Ibérica, Itália, França e Reino Unido”.
Já no que respeita ao Portugal Telecom Data Center, a informação disponibilizada pela AdC refere que este centro de dados de hiperescala presta “serviços de alojamento (housing-related services), isto é, espaço no centro de dados, energia, refrigeração, interligações e o terreno”.
Segundo a notificação, o centro de dados “pode ainda suportar o treino de modelos de Inteligência Artificial (IA) em toda a Europa, bem como a inferência de IA de baixa latência a partir da Península Ibérica e a inferência de IA não sensível à latência no resto da Europa”.
Recorde-se que, com o anúncio de compra do Covilhã Data Center Campus, a Asterion Industrial Partners quer assinalar a sua entrada no mercado de datacenters em Portugal, que vê com bons "olhos", apontando fatores como preços de energia reduzidos, conetividade terrestre robusta e condições regulatórias favoráveis.
De acordo com o comunicado partilhado em novembro pela empresa de investimento em infraestrutura, o centro de dados conta com uma capacidade instalada de 6,8 MW, além de um design modular que permitirá uma “expansão significativa”.
Além disso, o datacenter dispõe de uma capacidade adicional até 75 MW através de novos módulos integrados no campus, tendo ainda a possibilidade de atingir 175 MW em terrenos adjacentes, já com fornecimento de energia garantido.
Ao abrigo de um acordo de serviços de longo prazo, a Altice Portugal vai continuar a ser o principal cliente do datacenter, “reforçando uma parceria estratégica que assegura continuidade e previsibilidade para ambas as partes”, afirma a empresa.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários