A AdC indica que recebeu, a 19 de dezembro de 2025, “uma notificação prévia de uma operação de concentração de empresas”. Segundo a informação avançada pela autoridade, a operação consiste na aquisição pela Mezan, “uma entidade controlada pela Asterion Industrial Partners”, do controlo exclusivo da Portugal Telecom Data Center, atualmente controlada pela MEO, “mediante a aquisição da totalidade do respetivo capital social”.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Como detalhado no mesmo documento, a Mezan é descrita como uma “sociedade gestora de investimentos focada em investimentos em infraestruturas no mid-market europeu”, com uma estratégia centrada “principalmente nos setores das telecomunicações, energia e serviços de utilidade pública e mobilidade na Península Ibérica, Itália, França e Reino Unido”.

Já no que respeita ao Portugal Telecom Data Center, a informação disponibilizada pela AdC refere que este centro de dados de hiperescala presta “serviços de alojamento (housing-related services), isto é, espaço no centro de dados, energia, refrigeração, interligações e o terreno”.

Segundo a notificação, o centro de dados “pode ainda suportar o treino de modelos de Inteligência Artificial (IA) em toda a Europa, bem como a inferência de IA de baixa latência a partir da Península Ibérica e a inferência de IA não sensível à latência no resto da Europa”.

Compra do datacenter da Altice na Covilhã anunciada por 120 milhões de euros
Compra do datacenter da Altice na Covilhã anunciada por 120 milhões de euros
Ver artigo

Recorde-se que, com o anúncio de compra do Covilhã Data Center Campus, a Asterion Industrial Partners quer assinalar a sua entrada no mercado de datacenters em Portugal, que vê com bons "olhos", apontando fatores como preços de energia reduzidos, conetividade terrestre robusta e condições regulatórias favoráveis.

De acordo com o comunicado partilhado em novembro pela empresa de investimento em infraestrutura, o centro de dados conta com uma capacidade instalada de 6,8 MW, além de um design modular que permitirá uma “expansão significativa”.

Além disso, o datacenter dispõe de uma capacidade adicional até 75 MW através de novos módulos integrados no campus, tendo ainda a possibilidade de atingir 175 MW em terrenos adjacentes, já com fornecimento de energia garantido.

Ao abrigo de um acordo de serviços de longo prazo, a Altice Portugal vai continuar a ser o principal cliente do datacenter, “reforçando uma parceria estratégica que assegura continuidade e previsibilidade para ambas as partes”, afirma a empresa.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.