Depois de uma campanha de pré-venda, hoje é o dia das montras de equipamentos tecnológicos começarem a ser “enfeitadas” com a nova família iPhone 16. Se ainda tem dúvidas de qual o modelo que deve adquirir, entre a versão mais em conta ao modelo Pro Max com o máximo de armazenamento interno, o SAPO TEK ajuda a escolher. Mas se as dúvidas se referem ao preço a pagar por cada modelo, também fizemos uma comparação com os homólogos do ano passado, concluindo que a Apple não aumentou o custo dos equipamentos.

O iPhone 16 continua a manter a tradição e foram registadas centenas de pessoas nas filas para garantir o seu smartphone na famosa Apple Store localizada em Orchard Road, em Singapura. Mas o cenário era semelhante em outros locais, como diretamente de Cupertino, a sede da Apple nos Estados Unidos, como na China e Japão.

Veja na galeria imagens do iPhone 16:

De recordar que o iPhone 16 marca também a estreia do novo sistema operativo iOS 18 com 250 novas funcionalidades e atualizações, que vem instalado de raiz, mas que os utilizadores de versões anteriores do iPhone também já podiam instalar desde o dia 16 de setembro. Mas aqueles que preferem esperar e manter-se com o iPhone 17, a Apple também garantiu atualizações de segurança, pelo menos para os próximos meses.

Um dos motivos de interesse do iPhone 16 é o acesso à tecnologia de IA, o Apple Intelligence, mas já se sabe que apenas chega no próximo mês de outubro através de uma atualização. Se tiver as versões Pro do iPhone 15 ou outros equipamentos da Apple também pode aceder à inteligência artificial. Mas se não quiser esperar pela atualização do Apple Intelligence pode participar no programa beta e experimentar as funcionalidades antes do seu lançamento, agora que já foi lançado o iPhone 16.

Veja o vídeo sobre a Apple Intelligence:

Entre os exemplos de funcionalidades inteligentes, quando escreve um email, a IA ajuda a mudar o tom do mesmo texto para os diferentes destinatários, seja para um amigo ou para um chefe de serviço. Os utilizadores também vão poder desenhar os seus próprios emojis. A compreensão contextual da Siri promete ser um atalho. E o sistema Visual Intelligence ajuda-o a descobrir tudo em seu redor, funcionando como o Google Lens (funcionalidade apenas prevista para daqui a alguns meses).

introdução do botão Camera Control permite utilizar rapidamente a câmara fotográfica do smartphone. Pode fazer zooms da imagem, assim como ajustar a imagem com o autofoco com uma leve pressão, até disparar o obturador com um premir prolongado, “tal como uma câmara real”. No que diz respeito às câmaras, os modelos têm sete lentes profissionais junto ao sensor de 48 MP ultra grande angular, capaz de obter um zoom telefoto de 5X.

Veja na galeria as fotos das filas de compra do iPhone 16:

Apesar dos modelos Pro serem a joia da coroa desta nova série, a Apple não deixou de destacar o iPhone 16 Standard com o processador A18 e igualmente as funcionalidades da Apple Intelligence de raiz. O botão de acesso rápido personalizável, maior durabilidade dos materiais de construção e ainda a atualização da bateria. E claro, a câmara de 48 MP Fusion, ideal para fotografias de macro.

Com o iPhone 16 a começar nos 989 euros para a versão de 128 GB, pode optar por 512 GB a 1.369 euros. A versão Plus começa nos 1.139 euros para 128 GB de RAM e o de 512 GB tem de pagar 1.519 euros. Se optar pela família Pro, o modelo de base custa 1.249 euros para 128 GB e pode ir até 1 TB a 1.879 euros. O topo de gama Pro Max começa nos 1.499 euros para 256 GB e a versão de 1 TB paga 1.999 euros.