Já se sabe que a Apple Intelligence será a funcionalidade principal da próxima versão do sistema operativo do iPhone, mas existem outras novidades a caminho do iOS 18. Até porque este será compatível com uma série de smartphones antigos da Apple que não vão ter acesso às ferramentas de inteligência artificial. Mas os utilizadores também podem ficar no iOS 17 e ainda assim obter as atualizações de segurança nos próximos meses.
A empresa da maçã partilhou a lista final com cerca de 250 mudanças nas ferramentas e funcionalidades do iOS 18, grande parte baseadas em inteligência artificial. De lembrar que não vai haver nenhuma novidade do Apple Intelligence até ao lançamento da atualização 18.1 prevista para outubro. E a Apple nada referiu na apresentação do iPhone 16, mas rumores anteriores apontam para uma subscrição de 20 dólares pelo seu sistema de IA.
Muitas das funcionalidades já eram conhecidas, tais como uma maior segurança na identificação das chamadas, através de nova técnica de encriptação de dados. Na prática, o Live Caller ID Lookup utilizará a nova técnica no envio do número de telefone para um servidor, onde poderão ser solicitadas informações sobre o número sem que este seja efetivamente revelado. Com esta técnica, os dados estão mais protegidos nos serviços na cloud, aumentando a privacidade dos serviços.
Veja algumas funcionalidades do iOS 18 inspiradas em Android:
A piscar o olho a algumas funções do Android, no iOS 18 vai poder reorganizar ícones, alterar cores e ainda utilizar o “modo de jogo”. Os utilizadores podem agora escolher esquemas de cores alternativos, para o fundo e para os ícones das aplicações, deixando de ser obrigatório manter o esquema de cores cuidadosamente criado pela Apple. Os utilizadores podem agora alterar as cores e tonalidades do ecrã, com bom ou mau gosto, tal como já é possível no Android há vários anos.
O iOS 18 introduzirá também a capacidade de bloquear e ocultar as suas aplicações, outro recurso que o Android já tem há algum tempo. personalização do Control Center foi adicionada ao iOS 18, dispensando a necessidade de ir à aplicação de definições para reorganizar as “definições rápidas”.
Na lista das novidades urgem algumas que não tinham sido ainda partilhadas. Uma delas é o suporte de Áudio Espacial no CarPlay nos veículos compatíveis, tanto para o Apple Music como outras apps selecionadas. O mesmo suporte para áudio em streaming a partir de um HomePod ou outros equipamentos que também sejam compatíveis com AirPlay.
Pouco se falou da compatibilidade da norma Matter, em que os utilizadores podem agora adicionar e controlar localmente acessórios da app Home. O iOS 18 adiciona alinda mais línguas do serviço Live Voicemail, onde se inclui para já o português do Brasil.
Veja na galeria imagens do iPhone 16:
De salientar que a Apple refere que a aplicação Photos vai receber a maior atualização de design de sempre. Foi desenhado para ser fácil de utilizar e altamente personalizável. Todas as funcionalidades serão unificadas, colocando tudo o que o utilizador precisa numa única visão. A biblioteca de fotos cria automaticamente coleções organizadas por temas. Vai poder ver os eventos e atividades mais recentes, organização por viagens, mas também por pessoas ou mesmo animais. Pode esconder imagens da galeria ou afixar as coleções que mais gosta. E se o sistema encontrar uma imagem com boa qualidade, pode sugerir o utilizador de a colocar como um wallpaper.
Por fim existem diversas mudanças no serviço Messages, no browser Safari, Mail, Passwords, Maps, Gaming, Wallet, Notes, integração dos AirPods, Journal, Apple TV e outras. A lista pode ser consultada no documento partilhado pela Apple.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
SU7 Ultra é o novo carro desportivo da Xiaomi e chega ao mercado em 2025. Preço já foi divulgado -
App do dia
App Abstractly mostra o poder da informação resumida com inteligência artificial -
Site do dia
É esquecido? Faça anotações rápidas em post-its diretamente numa página de internet -
How to TEK
O que é o formato de imagem Webp e como gravar facilmente no computador
Comentários