A Sony é uma empresa com tradição em vários segmentos tecnológicos, sendo um deles a fotografia. A tecnológica japonesa tem-se esforçado para conseguir ao máximo cruzar conhecimentos entre as diferentes áreas de produção na tentativa de construir os produtos mais equilibrados do mercado.

Recentemente a empresa lançou o Sony Xperia Z1, um smartphone com um sensor de 20,7 megapíxeis, e anunciou também as lentes QX para smartphones. Este é o poder da fotografia a favor da portabilidade.

Mas a empresa continua a apostar no segmento das câmaras fotográficas e anunciou hoje novos equipamentos que se destacam sobretudo pelas especificações técnicas em máquinas de reduzidas dimensões.

O TeK reúne algumas das principais novidades apresentadas pela empresa nipónica e que reforçam a aposta num mercado que tem sentido cada vez mais dificuldades, devido ao crescimento explosivo dos dispositivos móveis.

Sony α7 e α7R

A Alpha 7 é segundo a Sony a primeira câmara compacta do mundo com um sensor Full Frame de 35 milímetros. A tecnológica volta a apostar no conceito de portabilidade, mas desta vez sem perder qualidade em comparação com máquinas mais profissionais.

As câmaras com sensores Full Frame conseguem fotografias com menos ruídos e com um maior alcance dinâmico no ângulo de visão. A Sony α7 consegue captar fotografias até 24,3 megapíxeis.

Com capacidade de gravação em Full HD até 60 frames por segundo (FPS), a nova câmara compacta usa uma nova tecnologia no zoom que promete não sacrificar píxeis pelo encurtar da distância através da lente.

[caption]Sony1[/caption]

Há também um novo processador Bionz X que promete melhores resultados tanto a nível de velocidade de captura, como na própria qualidade das fotografias - mesmo em ambientes de luminosidade reduzida.

A focagem automática é híbrida e consegue detetar várias fases de forma veloz, bem como deteta contrastes com alta precisão. A máquina mirrorless da Sony é ainda compatível com a nova gama de lentes com sensores Full Frame da Sony.

A Alpha 7 tem um ecrã inclinável de três polegadas, suporte para Wi-Fi e NFC que garantem compatibilidade com uma vasta gama de equipamentos e integração com serviços online da Sony.

Com data de chegada a Portugal para a segunda semana de novembro, a nova câmara vai custar 1.525 euros e 1.830 euros com a lente 2870mm.

Dentro da mesma gama a Sony apresentou ainda a α7R, em tudo semelhante à α7, mas com um sensor fotográfico capaz de gerar fotografias com 34,6 megapíxeis. Também ela mirrorless e com sensor de 35mm Full Frame.

[caption]Sony1[/caption]

A Alpha 7R vai ficar disponível em Portugal em meados de novembro por um preço a rondar os 2.135 euros.

Cyber-shot RX10

O novo modelo da Cyber-shot é também ela uma câmara compacta, de lentes não intermutáveis, mas que segundo a Sony consegue reproduzir resultados semelhantes ao de câmaras profissionais e que por norma obrigam ao manuseamento de muitos mais elementos de fotografia.

A lente fixa Vario-Sonnar T 24-200 mm permite fazer zooms de grandes angulares e de teleobjetivas, captando imagens com nitidez mesmo quando a luminosidade não é o elemento mais abundante. O sensor fotográfico CMOS Exmor R retroiluminado de 20,2 megapíxeis é quem garante a maior nitidez das fotografias em comparação com modelos anteriores.

[caption]Sony1[/caption]

A Cyber-shot RX10 tem um modelo de auto focagem destinado para retratos de pessoas, conhecido como Eye AF. Desta forma tanto as pessoas como os olhos da mesma vão ficar sempre focados pela câmara.

Nas restantes especificações a câmara é muito semelhante aos modelos da linha Alpha acima referidos, apresentando o mesmo sensor Bionz X, os suportes para Wi-Fi, NFC e televisores Ultra HD.

O preço da nova Cyber-shot vai ser de 1.220 euros.

O que é que os leitores do TeK pensam das novas câmaras compactas da Sony? As especificações são atrativas o suficiente para eclipsar a concorrência e para fazer esquecer o investimento considerável que tem que ser feito? Deixem a opinião na caixa de comentários.
Nota de redação: corrigida gralha no texto a propósito do sensor de 35 milímetros


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.