Além de uma forma de entretenimento, os videojogos também podem ajudar na aprendizagem e na socialização. No entanto, para muitos pais, gerir o tempo que os seus filhos passam em frente aos ecrãs, bem como os ambientes em que jogam e que tipo de interações têm online, continua a ser um desafio. 

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Com a época festiva a aproximar-se, a Associação Europeia de Videojogos (Video Games Europe) lança uma nova campanha, chamada #PressPlayTogether, concebida para promover práticas de jogo mais seguras e responsáveis entre as crianças e jovens, assegurando que têm acesso a conteúdo e experiências adequadas à sua idade.

De acordo com a Video Games Europe, a campanha quer recordar aos pais a importância de compreender as classificações etárias dos jogos e de utilizar as ferramentas de controlo parental disponíveis nas diversas plataformas. 

#PressPlayTogether
#PressPlayTogether

A associação deixa um conjunto de recomendações importantes, com destaque para a verificação das classificações PEGI, e para a configuração dos controlos parentais de modo a gerir o tempo passado a jogar, as interações online e as compras dentro dos jogos, incentivando os pais a participarem ativamente, jogando com os mais novos e conversando sobre segurança online.

A campanha europeia conta com o apoio de várias associações e iniciativas a nível nacional. Em Portugal, por exemplo, é apoiada pela Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV), com a iniciativa #SaberJogar

No website da #PressPlayTogether é possível consultar todas as recomendações deixadas pela Video Games Europe e aceder a um mapa interativo com recursos locais e guias práticos para ajudar os pais a criar um ambiente de jogo mais equilibrado e saudável.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.