A Motorola anunciou a aquisição do portfólio de propriedade intelectual da Sendo, numa operação que passa também a colocar sob gestão da fabricante americana as equipas de investigação e desenvolvimento da Sendo, localizadas no Reino Unido e Singapura.



Segundo um comunicado, a britânica Sendo contava com uma equipa de engenharia de 200 pessoas, a grande maioria localizados no Reino Unido (cerca de 170) e os restantes nas instalações da empresa em Singapura. Essa equipa será integrada na unidade de Mobile Devices da Motorola, mantendo a orientação de trabalho anterior, que privilegiava "o desenvolvimento de soluções que permitam aos operadores móveis oferecer aos seus clientes soluções de maior valor", explica o comunicado.



No negócio está inserido todo o portfólio de propriedade intelectual da Sendo e os equipamentos de design e teste usados pela equipa. De sublinhar que a Sendo detém 50 patentes e está em processo de registo de 40 novos inventos, ambos incluídos no negócio.



A Sendo foi criada em 2000 e especializou-se no segmento mais baixo do mercado móvel, apostando em equipamentos móveis muito costumizados. No ano passado a empresa vendeu cerca de 5 milhões de equipamentos o que lhe valeu uma receita de 420 milhões de dólares, mas não evitou o agravamento de uma situação financeira pouco confortável, que desde ontem colocou a empresa nas mãos de dois gestores judiciais, nomedados pelo Supremo Tribunal de Justiça.



O negócio com a Motorola não cobre as obrigações financeiras do grupo e deixa também de fora o património da empresa em termos de edifícios, inventários de equipamentos e negócios ou relacionamentos ao nível do fabrico de equipamentos ou da sua distribuição. Os pormenores financeiros do acordo não foram revelados.



Notícias Relacionadas:

2005-01-07 - Motorola mostra telemóvel compatível com iTunes na CES

2003-10-22 - Sendô apresenta novo smartphone multimédia

2003-09-17 - Sendô garante ser a terceira marca de telemóveis mais vendida em Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.