O MarineTraffic é o equivalente marítimo do FlightRadar24, permitindo acompanhar o movimento de navios e embarcações em tempo real por todo o mundo. Quem entra no site pode ficar simplesmente a observar os pontos coloridos que se deslocam pelo mapa, ou seguir uma embarcação específica, escolhendo-a no mapa ou escrevendo o nome do navio ou, então, o seu número MMSI (Maritime Mobile Service Identity).

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

O serviço funciona através de dados AIS (Automatic Identification System), um sistema de tracking automático que os navios são obrigados a ter ligado quando navegam. A informação é recolhida através de uma rede composta por estações terrestres e satélites, oferecendo detalhes sobre a localização atual, velocidade, curso, destino e hora estimada de chegada de cada embarcação.

Tal como o FlightRadar 24, o MarineTraffic é útil não só para quem trabalha na indústria marítima como para entusiastas ou pessoas que querem saber quando é que o seu navio de cruzeiro vai chegar ao porto. É possível ver desde pequenos barcos de pesca a gigantescos porta-contentores, passando por navios de cruzeiro, petroleiros e até embarcações militares (quando estas optam por transmitir o seu sinal).

MarineTraffic
MarineTraffic

Cada navio no mapa mostra informações detalhadas, como o nome, bandeira, tipo de embarcação, dimensões, porto de destino e fotografias enviadas pela comunidade. É possível ainda consultar o histórico de viagens e ver as rotas que determinada embarcação percorreu recentemente.

O serviço, que está acessível via browser e através de apps para iOS e Android, é disponibilizado gratuitamente com funcionalidades básicas de tracking, mas quem quiser acesso a mais dados históricos, alertas personalizados e informações avançadas sobre portos e rotas terá de subscrever uma das versões premium disponíveis.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.