Foi hoje apresentado um sistema em língua portuguesa que permite o acesso de cegos e pessoas com baixos níveis de visão aos conteúdos disponibilizados em computadores, através de uma leitura sonora.



Apresentado pela Fundação Vodafone Portugal e o Ministério da Educação este sistema pode ser utilizado em computadores com ambiente Windows e segundo as entidades responsáveis representa uma evolução face a anteriores experiências neste domínio permitindo uma "elevada qualidade do som", explica um comunicado.



No mesmo documento é detalhado que o sistema integra um programa de leitura de ecrã HAL, capaz de interpretar a informação disponibilizada no ecrã e traduzi-la em linguagem oral através da placa de som do computador, usando um sintetizador de voz Realspeak.



Todo o software que compõe a aplicação está traduzido em português incluindo programas de instalação, ficheiros de prompt e um resumo de comandos Braille.



Os resultados da aplicação, financiada pela Fundação Vodafone e integrada pelo INOV e Eletrosertec, serão utilizados por 400 estudantes e professores com este tipo de deficiência, pertencentes a estabelecimentos de ensino reconhecidos pelo Ministério da Educação.



Notícias Relacionadas:

2001-04-19 - Telecel cria fundação para o desenvolvimento da Sociedade de Informação

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.