O Wayback Machine do Internet Archive está novamente online, depois dos ataques DDoS que deixaram toda a plataforma indisponível, na semana passada. Embora de volta, o website que permite regressar ao passado da internet está de momento apenas em modo de leitura.
A informação foi divulgada pelo fundador Brewster Kahle, num post partilhado esta segunda-feira, que referia que o serviço tinha sido “retomado de forma provisória, somente em leitura”, sem a capacidade de guardar novas páginas.
Os primeiros relatos de que o The Internet Archive estaria sob ciberataque começaram na tarde de quarta-feira passada. Ao visitarem a página www.archive.org, os utilizadores eram recebidos por uma mensagem pop-up que alegava que o site tinha sido hackeado.
“Alguma vez sentiram como se o Internet Archive funcionasse com ‘pauzinhos’ e estivesse constantemente à beira de uma violação de segurança catastrófica? Acabou de acontecer. Vejam 31 milhões de vocês no Have I Been Pwned (HIBP)!”, podia ler-se.
Após fechar a mensagem, o site carregava normalmente, embora de forma lenta. No entanto, um pouco mais tarde o pop-up desapareceu e com ele a possibilidade de o site carregar, permanecendo apenas uma mensagem genérica informando sobre a indisponibilidade temporária da plataforma, avançou na altura o The Verge.
Investigando a situação, os administradores do Internet Archive confirmaram estar sob um intenso ataque DDoS (Distributed Denial of Service), que sobrecarrega os servidores com um volume de tráfego artificial, impossibilitando o acesso normal aos serviços.
Entretanto, Troy Hunt, criador do HIBP - o site onde as pessoas podem verificar se os seus dados foram divulgados em ciberataques -, referiu ao Bleeping Computer que os atacantes partilharam com a plataforma a base de dados de autenticação do The Internet Archive, que tem então informação de 31 milhões de utilizadores, como emails e nomes, entre outros, atualizados até 28 de setembro - altura em que a base de dados foi roubada.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários