Esta terça-feira, um “apagão” na Cloudflare deitou abaixo múltiplas plataformas online, incluindo a rede social X, o ChatGPT da OpenAI, jogos como League of Legends e vários sites de meios de comunicação social nacionais e internacionais. Depois de ter resolvido o problema, a empresa avança agora com uma explicação detalhada sobre o que o causou.

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Como realça Matthew Prince, CEO da Cloudflare, “o problema não foi causado, direta ou indiretamente, por um ciberataque ou por atividade maliciosa de qualquer tipo”.

Numa publicação oficial no blog da tecnológica norte-americana, o responsável, que descreve a disrupção como o "pior apagão desde 2019", explica que as disrupções foram causadas por uma alteração num dos seus sistemas de base de dados. 

A alteração acabou por gerar várias entradas num ficheiro usado pelo sistema de gestão de bots da empresa. O ficheiro, que duplicou de tamanho, foi enviado para todas as máquinas que compõem a rede da Cloudflare. 

Matthew Prince detalha que o software usado por estas máquinas para gerir o tráfego na rede lê o ficheiro em questão para manter o sistema de gestão de bots atualizado. Mas, como o software tem um limite de tamanho para os ficheiros lidos, a dimensão inesperada causou um problema técnico, cujos efeitos começaram a manifestar-se pelas 11h20 UTC. 

Cloudflare explica origem do pior apagão desde 2019
Cloudflare explica origem do pior apagão desde 2019 Volume de erros registados na rede da Cloudflare no dia do apagão créditos: Cloudflare

Segundo o responsável, inicialmente, a empresa suspeitava que os “sintomas” observados tinham sido causados por um ataque DDoS em grande escala. Mas, mais tarde, foi possível identificar corretamente a falha principal, substituindo o ficheiro que tinha aumentado de dimensão por uma versão anterior.

Cloudflare diz ter resolvido problema que deixou ChatGPT, rede social X e vários outros sites em baixo
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Após a implementação de uma correção, o tráfego essencial voltou a fluir pelas 14h30 UTC, com as equipas a trabalharem para mitigar as consequências da falha. “Às 17h06, todos os sistemas da Cloudflare estavam a funcionar normalmente”, indica o CEO da empresa, que lamenta o impacto causado não só aos seus clientes, mas também à Internet em geral.

“Dada a importância da Cloudflare no ecossistema da Internet, qualquer interrupção nos nossos sistemas é inaceitável”, afirma Matthew Prince. O responsável indica que as equipas da tecnológica já começaram a trabalhar para tornar os seus sistemas mais robustos.

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