O Centro de IA Responsável, liderado pela Unbabel, realiza no dia 25 de novembro um evento onde vão ser demonstrados 10 produtos de inteligência artificial responsável na área da saúde, do turismo e do retalho.

Os produtos que estarão no palco do “Center for Responsible AI Forum 2023  foram desenvolvidos pelas dez startups e sete centros de investigação que formam o Centro de IA Responsável.

Na área da saúde vão ser apresentados produtos como o “Unbabel Halo”, que junta IA generativa e interfaces neurais não invasivas para recuperar a capacidade de comunicação de pacientes que sofram de uma doença neurodegenerativa como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); ou o “Sword AI Telerehabilitation”, que permite democratizar o acesso a cuidados de saúde de excelência, contribuindo para libertar dois mil milhões de pessoas da dor.

As demonstrações abrangem ainda a área do retalho e do turismo, com a apresentação do “Automaise Support Genius”, um assistente de apoio ao cliente que permite a automatização de tarefas repetitivas e morosas, aumentando a produtividade; e o “YooniK RID” que permite realizar o reconhecimento biométrico com garantia de privacidade.

O evento decorre na Fundação Champalimaud, em Lisboa, e será aberto ao público com inscrições limitadas que podem ser feitas através deste link.

Centro para a IA Responsável liderado pela Unbabel pede cinco alterações ao AI Act
Centro para a IA Responsável liderado pela Unbabel pede cinco alterações ao AI Act
Ver artigo

Além da demonstração dos produtos, está prevista a presença de Virginia Dignum, Professora na Universidade de Umeå e recentemente nomeada para o UN High-Level Advisory Board on AI, o órgão criado na ONU para supervisionar os avanços e uso da IA à escala global, e de António Damásio, diretor do Brain and Creativity Institute da University of Southern California e autor de vários livros, respetivamente para os keynotes de abertura e encerramento, assim como uma conversa com Arlindo Oliveira, sobre o futuro da Inteligência Artificial.

O Center for Responsible AI, apoiado pelo PRR, foi criado com o objetivo de “posicionar Portugal e a Europa como líder global nas tecnologias de Responsible AI, assim como nos princípios e regulação neste domínio, retendo e atraindo para Portugal o melhor talento em IA do mundo”, refere a Unbabel em comunicado

No início deste mês, publicou uma carta de posicionamento sobre o EU AI Act, o quadro legal europeu para regular a utilização de IA na União Europeia, onde deixou cinco propostas de alteração à lei.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.