Com o intuito de estimular o espírito de cidadania através da tecnologia, o Apps for Good pretende que os jovens do Ensino Básico e Secundário, de norte a sul do país, desenvolvam conceitos de aplicações para tablets e smartphones que tenham o intuito de resolver um qualquer problema que afete a comunidade em que se inserem.

Hoje, as 20 melhores ideias para apps subiram ao palco da Fundação Calouste Gulbenkian para apresentarem os seus projetos a um painel de júris. As três melhores apps serão premiadas

Para além de sensibilizar os mais novos para a realidade social e ambiental que os rodeia, este evento pretende dar a conhecer um novo paradigma de ensino, onde a tecnologia assume uma posição cimeira e crucial no desenvolvimento pessoal, académico e profissional dos líderes de amanhã.

As aplicações finalistas são a “Amigos do GAAF” (Agrupamento de Escolas Amadora Oeste), a “Cook Wizard” (Agrupamento de Escolas de Nelas), a “FQ9” (Agrupamentos de Escolas Eduardo Gageiro), a “Agro Conta” (Agrupamento de Escolas D. Sancho II), a “OGTA” (Instituto Profissional dos Transportes), a “Save Energy Now” (Agrupamento de Escolas de Nelas), a “Help People” (Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa), a “Enoturismo Douro” (Agrupamento de Escolas D. Sancho II), a “24H SOS” (Agrupamento de Escolas de Nun’Álvarez), a “Animalling” (Agrupamento de Escolas de Satão), a “Drive Safe” (Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa), a “Kids Care” (Agrupamento de Escolas de D. Sancho II), a “EBSSA Amiga dos Animais” (Agrupamento de Escolas de Santo António), a “School Assist” (Agrupamento de Escolas de Fajões), a “Biblioteca Mágica” (Agrupamento de Escolas Eça de Queirós), a “The Dropper” (Agrupamento de Escolas de Satão), a “Fire Tracker Help” (Agrupamento de Escolas da Batalha), a “Team Call” (Escola Secundária S. Pedro da Cova), a “Intelligent Elderly” (Agrupamento de Escolas da Batalha), e a “Go Trilho” (Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca).

O Apps for Good é um evento que acontece no Reino Unido, em Portugal, na Espanha, na Polónia e nos Estados Unidos.

Em Portugal, esta iniciativa tem vindo a ganhar impulso. Na edição deste ano, foram apresentados 208 conceitos de apps, face aos 56 apresentados na edição de 2015. Cerca de 1.166 alunos participaram no concurso deste ano, um número quase quatro vezes superior ao registado no ano passado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.