Sérgio Batista, presidente do chapter português, explica que o objetivo da estrutura é criar um fórum para a discussão de temas de longo prazo, como a internacionalização, que centra o primeiro evento organizado pela IAMCP (International Association of Microsoft Channel Partners), numa perspetiva de ligação com a estrutura internacional da associação.



"A associação existe há vários anos e tem havido contacto de várias empresas portuguesas com esta estrutura", explicou o responsável ao TeK. Legalizar a sua existência em Portugal "é formalizar a ligação a esta comunidade internacional", acrescenta o responsável. As preocupações comuns das empresas que estão no mercado das TI, sobretudo nesta altura de crise, ajudaram a ditar o timing para o arranque da iniciativa.



Nesta fase de constituição do projeto, Sérgio Batista explica que o número de entidades a demonstrar interesse na iniciativa supera as expectativas iniciais e permite rever em alta a estimativa de empresas associadas já num primeiro momento, para um número entre as 150 e as 200.



No mercado português existirão cerca de quatro mil empresas ligadas ao ecossistema Microsoft, entre ISVs, empresas de formação, de serviços integradores, entre outras. Destacam-se neste universo, e no interesse em integrar a associação, empresas ligadas à fabricante de software por via do BizSparks, um programa global de apoio a start-ups de desenvolvimento de software.



O evento sobre internacionalização que será o primeiro organizado pela associação acontece dia 30 de abril e centra-se nas oportunidades de negócio no Brasil, um mercado onde a IAMCP quer ajudar a criar laços entre empresas portuguesas e negócios locais, tirando partido da estrutura associativa nos dois países.



No plano de atividades da IAMCP para este ano estão mais eventos que irão centrar-se em temas como a relação entre empresas e universidades e em iniciativas como o Portugal Digital e os fundos do QREN.

A International Association of Microsoft Channel Partners (IAMCP) está presente em 40 países e conta com cerca de quatro mil membros. Existe desde 1994 e tem como principal missão dinamizar a colaboração entre parceiros e entidades como centros de investigação, universidades ou entidades públicas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.