A Fundação Calouste Gulbenkian recebeu na sexta-feira, 13 de setembro, a final da competição que procura as melhores aplicações criadas por jovens para resolver problemas no país. A vencedora do Apps for Good foi a Color You, criada por jovens do Instituto dos Pupilos do Exército, cujo objetivo é integrar e facilitar o dia-a-dia das pessoas daltónicas, e que por isso não conseguem distinguir algumas cores.
No ensino secundário, a Coursly alcançou o segundo lugar, através de uma app que pretende ajudar os alunos do secundário a escolher o curso superior mais adequado, seguindo-se a Polumap, com o objetivo de identificar locais com maiores níveis de poluição.
Na categoria do ensino básico, a melhor app foi a Must Be Green, da Escola Levante da Maia, que ajuda a encontrar empresas que limpam terrenos. Uma aplicação que permite que os cidadãos consigam intervir em situações de abandono de animais e uma plataforma digital que estabelece ligação entre utentes e farmacêuticos foram as outras premiadas.
Já o Prémio do Público foi atribuído à app SOS Adolescência do Externato da Apresentação de Maria, que ajuda adolescentes com problemas sociais, enquanto o Prémio Jovem Aluna.PT, patrocinado pelo .PT, foi atribuído a Rita Polido, da app "Must Be Green".
O Prémio Tecnológico, patrocinado pela Fujitsu, foi entregue à aplicação AEEG Alugin, da Escola Secundária de Santarém, que permite alugar ou alterar online o aluguer de gimnodesportivos. Por outro lado, a aplicação Invasoras, que pretende combater as plantas invasoras, ganhou o Prémio Cooler Planet, patrocinado pelo BNP Paribas para as soluções direcionadas para a melhoria do ambiente.
O evento final contou com a presença de Isabel Alçada, consultora para os Assuntos da Educação da Casa Civil e do Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, do Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins e ainda de Natalie Moore do Apps for Good UK. Para além disso, marcaram presença também outras personalidades e membros da Direção do CDI Portugal, que lançou a competição.
As 22 equipas finalistas foram selecionadas pelo júri durante os quatro encontros regionais que se realizaram entre junho e julho deste ano nos Açores, em Valongo, em Oeiras e na Madeira e que contaram com a presença de cerca de 150 equipas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários