O cloud computing vai continuar a ganhar terreno nas empresas e com isso um número crescente de empresas posiciona-se para tirar partido desta evolução tecnológica. O cenário de cloud services broker, como define a Gartner, vai assumindo cada vez mais relevo.

Estes CBS apoiam o processo de adoção de soluções cloud nas empresas e em muitos casos são estruturas dentro das próprias organizações e dos respetivos departamentos de tecnologias da Informação, sobretudo nas empresas de maior dimensão.



Os principais desafios relacionados com a cloud fazem-se sentir ao nível do aprovisionamento, gestão e integração de soluções cloud hibridas com as competências internas TI, diz ainda a Gartner que publica um estudo sobre o tema.



A consultora prevê que em 2014 30% das 1.000 maiores empresas vão adotar dois ou mais serviços cloud para uso interno ou externo. O número representa uma evolução significativa face aos dados atuais, que apontam para uma utilização global de serviços na cloud da ordem dos 5%.



Predicts 2013: Cloud Computing Becomes an Integral Part of IT é o nome do estudo publicado pela Gartner e que pode ser consultado na integra no site da empresa de estudos de mercado. O acesso ao estudo completo é possível no âmbito da subscrição gratuita por um período de 30 dias de uma área de conteúdos pagos do site.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.