Quando a utilização de dados móveis duplica num país isso tem um impacto de 0,5% no seu Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Nos países com níveis elevados de utilização de dados em 3G verificou-se um crescimento do PIB até 1,4%. As conclusões são de um estudo divulgado pela GSM Association que analisou o impacto das comunicações móveis no crescimento económico de 14 países.



Realizada pela Deloitte, a pesquisa Que Impacto têm as comunicações Móveis no Crescimento Económico, a mesma pesquisa indica que um crescimento de10% na penetração de serviços móveis pode produzir impactos na produtividade de 4,2 pontos percentuais. O mesmo crescimento na migração de redes 2G para 3G reflete-se num crescimento de 0,15% do PIB per capita.



Por regiões, os dados mostram que na Europa Ocidental a utilização de dados móveis cresceu 350% entre 2005 e 2010.



Os dados usados para análise foram também fornecidos pela Cisco e têm por base informação do Visual Networking Index, juntando-se à informação compilada pela Deloitte sobre o impacto da mobilidade em 79 países e o impacto do 3G em 96 países. Portugal contribui para os indicadores apurados pela Deloitte para a análise.



Recorde-se que os dados da GSM Associação indicam que no final do ano vão existir em todo o mundo 6,8 mil milhões de subscritores móveis, número que traduz uma penetração destes serviços na ordem dos 45%.



O estudo pode ser consultado no site da GSMA.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico