O consumo de conteúdos de vídeo via Internet tem vindo a aumentar e se há algum tempo atrás quem assistia a este tipo de conteúdo estava pouco disposto a aceitar publicidade, hoje o consumidor aceita melhor a publicidade em troca de um conteúdo profissional gratuito.


A conclusão é de um estudo levado a cabo pela FreeWheel, que trimestralmente analisa as estratégias (e os resultados) para ganhar dinheiro com os conteúdos vídeo profissionais que circulam na Internet.


A empresa defende que o comportamento dos consumidores está a tornar-se cada vez mais idêntico no consumo de conteúdos online, àquele que este demonstra quando vê televisão. As estratégias dos anunciantes também se aproxima das usadas na TV, e o potencial de receita começa a fazer a mesma trajetória.


Quanto mais longo é o conteúdo, melhor o consumidor aceita a publicidade associada. Revela o estudo que mais de 90 por cento dos consumidores que veem uma sitcom ou uma série online com mais de 20 minutos assistem à publicidade que surge durante uma pausa.
Em termos médios os números indicam que 81 por cento dos anúncios associados a conteúdos vídeo de longa duração são assimilados, enquanto que apenas 59 por cento dos que assistem a um clip aceitam o mesmo tipo de conteúdos.


Os dados mostram ainda que os vídeos publicitários mais usados têm uma duração de 15 segundos, embora os comerciais de 30 segundos sejam também comuns. Os primeiros têm uma predominância de 44 por cento, nos 11.3 mil milhões vídeo analisados para a pesquisa, e os segundos de 32 por cento.


Na componente da análise especificamente dirigida ao acesso a conteúdos vídeo por meio de dispositivos móveis, a empresa conclui que o iPad tem dado um contributo muito importante para aumentar o acesso a conteúdos de vídeo e à publicidade que lhe está associada.
No segundo trimestre do ano, 82 por cento dos vídeos acedidos via redes sem fios foram vistos a partir de dispositivos Apple, com o iPad a liderar (31 por cento dos acessos, contra 20 por cento no trimestre anterior).



O estudo está disponível aqui.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.