A tempestade no sector móvel está a passar e aos poucos as oportunidades de crescimento ressurgem, defende que o Yankee Group, que elege 2013 como o ano da retoma no sector da mobilidade. Num relatório, disponível gratuitamente para consulta, a empresa de estudos de mercado anota algumas das principais tendências que antecipa para os próximos meses.



Sem surpresas, as receitas de voz dos operadores vão continuar a cair em 2013, mas a crescente procura por serviços de dados é uma alternativa cada vez mais credivel às fontes de receita tradicionais. A empresa estima que as receitas de dados nas comunicações móveis valham em 2016 cerca de 550 mil milhões de dólares, contra os 319 mil milhões de dólares que renderam em 2010. No mesmo período as receitas de serviços móveis passam do bilião de dólares para 1,15 biliões, antecipa a previsão.



Para tirar partido desta tendência os operadores têm de ouvir o cliente e perceber que a qualidade (e velocidade) da ligação à Internet são centrais para uma boa experiência, tal como a capacidade de estar sempre ligado. As afirmações foram confirmadas por outro estudo do grupo, realizado nos Estados Unidos em setembro, onde 63% dos inquiridos apontaram estes aspetos como mais relevantes.



O estudo também destaca o potencial das comunicações Machine to Machine, estimando um crescimento de 22% deste tipo de ligações via telemóvel este ano, para além de observar o potencial, não concretizado, de serviços que prometiam afirmar-se como muito relevantes, como os pagamentos móveis. Sublinha igualmente o facto de cada vez mais empresas estarem a criar as suas próprias aplicações móveis, aumentando o orçamento dedicado a esta área e contribuindo para consolidar o ecossistema de serviços móveis de dados. No último ano quase terá duplicado o número de empresas que aumentaram os seus orçamentos nesta área das apps móveis, de 28 para 51%.




Para cada uma das áreas eleitas como tendências mais relevantes no mercado móvel, o Yankee Group alinha vencedores e perdedores e observa as estratégias que têm conseguido maior e menor sucesso nos respetivos domínios.



O relatório pode ser descarregado a partir deste link.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.