Nesta quarta-feira fica disponível o SDK que vai permitir aos programadores e empresas desenvolveram aplicações para integrar na nova Messenger Platform, que o Facebook anunciou esta tarde na conferência anual de programadores F8.

Como já era esperado, a empresa abre a aplicação de comunicações instantâneas da rede social aos parceiros, que ganham uma nova oportunidade para estar mais perto dos consumidores e multiplicarem o número de downloads dos seus produtos nas redes sociais.

Na conferência a empresa demonstrou como vão os utilizadores poder interagir com a nova oferta de aplicações, que estará disponível num menu no top da caixa de conversação. Estas apps vão poder ser descarregadas de forma fácil praticamente sem sair de uma conversa. Podem servir para animar uma conversa com gifs, vídeos, ou outros conteúdos.

[caption]Nome[/caption]

Na mesma lógica foi também mostrado o Business on Messenger, outra novidade em que a empresa está a trabalhar e que vai permitir às empresas disponibilizarem as suas aplicações na plataforma e fazerem dela um ponto de contacto com os clientes. A demonstração feita no evento mostrou um utilizador a trocar mensagens com uma loja de roupa, para esclarecer dúvidas e saber informações sobre uma encomenda realizada.

Ao longo dos últimos meses o Facebook trabalhou com algumas dezenas de programadores/empresas na nova Messenger Platform e já tem 40 aplicações prontas a serem usadas através do serviço de mensagens. Nas próximas semanas o número deve aumentar de forma significativa.

O Facebook Messenger conta neste momento com 600 milhões de utilizadores, adiantou a empresa durante a apresentação.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico