O Facebook quer destacar o esfoço que os portugueses estão a fazer durante o seu isolamento devido à pandemia de COVID-19, destacando os projetos que considera inovadores no seio das comunidades nacionais. A rede social refere que os Grupos, Páginas e Eventos são ferramentas do Facebook que as pessoas estão a utilizar em iniciativas para se manterem ligadas, sendo que algumas delas estão a marcar a comunidade positivamente, promovendo a literatura, a arte, o desporto, atividades infantis e iniciativas de solidariedade.

No que diz respeito à solidariedade, o Facebook destaca o Movimento tech4COVID19, fundado por um grupo da comunidade tecnológica portuguesa. Tudo terá começado com uma conversa informal entre fundadores de startups tecnológicas, mas rapidamente evoluiu para se tornar num movimento com mais de 120 empresas e 600 pessoas de várias áreas distintas a trabalhar em conjunto para ajudar o país na luta contra o COVID-19. Há ainda uma rede de apoio aos vizinhos, seja para combater o isolamento social ou a necessidade de entregar bens essenciais e dá alguns exemplos: SOSvizinho; Vizinhos de Aveiro, Grupo Cívico de Apoio #Covid19; Vizinho Amigo; COVID-19 | COIMBRA. Destaca ainda o EPI Covid-19 voluntariado Alto Minho, uma página de voluntários de Arco de Valdevez que estão a produzir 500 máscaras viseiras por dia, assim como o  Movimento Maker - Portugal de Leiria, que também estão a imprimir e a entregar máscaras nos hospitais.

Provando que não é necessário sair à rua para ter acesso à cultura, estão programados diferentes eventos, tendo começado neste sábado, dia 4 de abril, o Festival Iminente, que promoveu a divulgação de música e arte urbana, numa live streaming entre as 16:00 e as 23:20. Este festival pretendeu angariar fundos para o Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Central e o Centro Hospital e Universitário de São João. O Museu Nacional de Arte Antiga também tem transmitido, todos os dias às 15:30, visitas guiadas ao museu e às suas obras de arte mais icónicas. A Culturgest vai apresentar uma conferência do coreógrafo e bailarino Steve Paxton, ao vivo no Facebook.

O projeto Bode Inspiratório desafia 40 escritores e artistas plásticos a escreverem um capítulo por dia. A instituição cultural de Coimbra Bonifrates Cooperativa propõe-se a publicar vídeos de recitações de poemas diariamente. Por fim, o escritor e professor universitário Frederico Lourenço dá aulas de latim na sua página Latim do Zero.

Virado para as crianças, também existem diversas iniciativas interessantes partilhadas no Facebook. A BLX publica diariamente, às 11 horas, um vídeo a contar uma história infantil, na página Bibliotecas Municipais de Lisboa, convidando as crianças a comentar e a partilhar um desenho. A Biblioteca Municipal de Viana de Castelo também tem vídeos diários com histórias e sugestões educativas. Na página As Leituras da Mariana é da autoria de uma emigrante portuguesa na Suíça, que propõe a leitura de contos infantis. Através de streaming no Facebook, também o Teatro do Noroeste de Viana de Castelo, partilha peças infantis. E para os amantes de peixes e vida marinha, o Oceanário de Lisboa propõe às crianças diariamente, e até o dia 13 de abril, desafios e jogos com os animais marinhos, desde fazer desenhos a jogar às escondidas.

Na área do desporto, o Departamento Desportivo e Cultural da Universidade do Minho oferece há várias semanas soluções para manter o exercício físico em casa, na sua página Uminho Sports. O Centro de Desporto da Universidade do Porto está a partilhar vídeos instrutivos de musculação, yoga, receitas saudáveis ou até, exercícios para os mais novos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.