O prémio será distribuído pelas três melhores ideias. O tema do evento é a gamificação e entre as candidaturas há ideias para criar plataformas que ajudem a promover a eficiência energética e a poupança doméstica, soluções para uma vida mais saudável, ou plataformas que juntam empresas à procura do colaborador ideal a jovens à procura do primeiro emprego.

Durante 24 horas os participantes têm de desenvolver soluções e projetos que tenham impacto positivo na sociedade e que ajudem a resolver problemas do dia-a-dia. Este ano o mote é “como utilizar a gamificação para tornar a nossa vida mais simples e mais feliz?” e para lhe dar corpo será preciso criar aplicações ou conceitos que recorram a mecânicas de jogo em ambientes de não-jogo.

O júri do evento é composto por representantes de várias áreas como Giuseppe Vitulano, da Web Summit, Iñaki Huarte, da Gamification World ou Pedro Patrício, do Clube Criativos de Portugal, entre outros.

O Novabase GameShifters arranca no dia 13 de maio pelas 11h e termina no dia seguinte, 14 de maio. Acontece no MEO Arena, em Lisboa.