Com uma população envelhecida, levar as TIC à maior parte dos seus cidadãos e tirar partido disso para o desenvolvimento económico da região e o prolongamento de uma vida ativa a nível profissional é um dos principais desafios que se colocam à Europa.



O projeto Goldenworkers é uma das iniciativas que garantiu financiamento através do 7º Programa Quadro e está centrado nesta área. Durante cerca de um ano investigou para alinhar estratégias que permitissem ajudar as empresas a perceber como podem integrar melhor nas suas estruturas uma população envelhecida, tirando partido das TIC. De que forma pode a tecnologia suportar essa integração e que ferramentas devem ser desenvolvidas para endereçar esse desafio, estavam entre as principais questões.



A ideia é que as tecnologias emergentes ajudem a transformar as organizações em estruturas mais flexíveis, facilitando a transferência de conhecimento entre gerações, suportando a aprendizagem ao longo da vida, simplificando a integração de trabalho pago e cuidados informais e aumentando as probabilidades de um empreendedorismo tardio, explica o consórcio.



Na reta final, o projeto encerra com uma conferência me Bracelona no próximo dia 18 de dezembro. As inscrições no evento estão em marcha e podem ser realizadas online, mas quem não for a Barcelona pode também ter acesso a documentação que foi sendo preparada ao longo do período de investigação através do site oficial da iniciativa. Estão acessíveis vários estudos sobre o tema.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.