A Google tem 25 milhões de euros para ajudar os europeus a aprenderem a tirar partido da inteligência artificial. A verba que a gigante das pesquisas disponibiliza está acessível a empresas da área social e organizações não governamentais, que possam ajudar a chegar a quem mais precise deste tipo de formação, refere uma nota citada pela Reuters, onde também se diz que as candidaturas a fundos estão já disponíveis.

O pacote compreende também apoio para ajudar empresas que estão a usar inteligência artificial e a iniciativas que as ajudem a fazer crescer os seus negócios. A expressão utilizada pela empresa indica a pretensão de criar várias “academias de crescimento” para apoiar estas empresas.

A mesma informação dá também conta de que os cursos gratuitos na área da inteligência artificial que a Google já disponibilizava, passam agora a estar acessíveis e disponíveis em 18 línguas.

"Estudos mostram que os benefícios da IA podem exacerbar as desigualdades que já existem, especialmente em termos de segurança económica e emprego", refere na nota de divulgação do programa Adrian Brown.

"Este novo programa vai ajudar pessoas em toda a Europa a desenvolverem os seus conhecimentos, competências e confiança em matéria de IA, garantindo que ninguém é deixado para trás", acrescenta o diretor executivo do Centre for Public Impact, que gere o programa sem fins lucrativos juntamente com a Google. O Centre for Public Impact é uma fundação do grupo BCG que opera nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.

Este é o segundo investimento anunciado pela Google já este ano na Europa. O primeiro vai para um novo data center em Inglaterra, que pretende dar resposta à procura crescente de serviços da empresa na região. O novo datacenter europeu da Google vai absorver um investimento de 1000 milhões de dólares.

Na altura do anúncio Ruth Porat, CFO da Alphabet, dona da Google, explicava que o novo data center vem responder ao aumento da procura nos serviços de IA e cloud e dotar a região de uma capacidade computacional crucial. Frisava ainda que o investimento vai dar um contributo líquido para a criação de emprego na região, já desde a fase de construção.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.