Ao nível presencial, os politécnicos de Setúbal e Leiria e a Universidade de Aveiro serão os primeiros a avançarem com estes cursos da Google, gratuitos e destinados a dar mais competências digitais a todos os interessados, mas com maior foco nos jovens até aos 30 anos, “estejam dentro ou fora do mercado de trabalho”, segundo foi afirmado na sessão de apresentação da iniciativa, esta manhã.

A intenção é trazer para o projeto, que conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), e com a parceria do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e da SIC Esperança, outras instituições de ensino superior, decorrendo atualmente negociações nesse sentido, assim como relativamente ao calendário em que as ações de formação terão depois lugar.

Para "aprender" a partir da internet existem 23 módulos que cobrem diferentes áreas de competências digitais, como por exemplo vídeo, redes sociais, ecommerce, web analytics. A formação tem por base tutoriais em vídeo, seguidos de atividades. No final há uma prova para testar conhecimento que, se bem-sucedida, dá acesso a um “emblema”, como se chama internamente, explicou Ana Ravara, Project Marketing Manager da Google para Portugal e Espanha, e que representa uma certificação reconhecida pelo IAB Europe.

Os cursos online estão disponíveis a partir desta segunda-feira, a nível nacional. Para começar é preciso criar uma conta. O segundo passo é fazer aquilo que a Google chama de “plano de aprendizagem pessoal”, ou seja, balizar e escolher as suas matérias de interesse para definir o ou os módulos de formação a que vai ter acesso, no site Atelier Digital.   

Com início previsto para o primeiro trimestre de 2017, as sessões presenciais dividem os conteúdos da formação online, que também incluem temas como, por exemplo, a otimização para motores de busca (SEO), maketing para motores de pesquisa (SEM), marketing em redes sociais e internacionalização, por três dias distintos. Vão ser dadas por professores peritos nestas matérias, garante a Google.

Conheça a lista completa dos 23 módulos na galeria apresentada a seguir:

Setúbal, Leiria e Aveiro serão as primeiras cidades portuguesas a acolherem a iniciativa, através dos seus politécnicos, mas a intenção é que, mais a prazo, o Atelier Digital chegue ao resto do país, com a participação de instituições de ensino superior de outras regiões.