Durante o Mobile World Congress em Barcelona, a GSM Association lançou um guia para a criação de aplicações fáceis de usar e "amigas" da rede móvel. O conteúdo é dirigido a programadores que se dediquem ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.



A iniciativa é uma entre diversas previstas para os próximos tempos. Assume a forma de contributo da associação para o desenvolvimento harmonioso do mercado móvel e do ecossistema de conteúdos que este começa a gerar, graças aos smartphones.



O primeiro contributo, o guia, resulta da colaboração de 22 operadores móveis, que se uniram num grupo de trabalho para definir um conjunto de recomendações. Estas orientações vão permitir a quem desenvolve endereçar de forma mais adequadas questões em várias áreas como a conectividade, consumo energético, fiabilidade ou segurança.



Para testar a adoção das melhores práticas a associação, responsável pela organização da maior feira mundial das comunicações móveis, também anunciou o lançamento de um concurso.



O Smarter Apps Challenge desafia os programadores com aplicações disponíveis comercialmente (para qualquer plataforma) a participarem. O júri vai eleger as três aplicações móveis mais eficientes. O vencedor será anunciado no GSMA Mobile Asia Expo, que decorre em Shangai entre 20 e 22 de junho, e ganhará dinheiro e outros prémios.


Segundo números da Distimo, existem neste momento cerca de 1 milhão de aplicações móveis em todo o mundo. Ficam disponíveis 19 mil novas aplicações todas as semanas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico