Para promover uma maior empregabilidade digital foi criado um Mapa Nacional de Iniciativas de Capacitação Digital pelo INCoDe.2030. São 1.227 cursos de formação disponíveis em todo o país, sendo que 54% podem ser acedidas de forma gratuita (57% realizadas online e 43% em formato presencial).
O mapa, que pode ser acedido online no Ponto Digital, foi lançado esta segunda-feira, dia 30 de outubro, durante o Fórum das Competências Digitais. Neste portal pode aceder às iniciativas disponíveis a nível local, regional e nacional. O objetivo é formar as pessoas, instituições e empresas na sua preparação para o digital. E facilitar também a consulta de oportunidades de capacitação e divulgar as ofertas disponíveis pelos organismos públicos, empresas e centros de competências.
A região Norte apresenta a maior oferta de formação, mas a Área Metropolitana de Lisboa conta com mais iniciativas dedicadas à capacitação digital, refere o comunicado do INCoDe.2030. Ao agregar todas as oportunidades de formação e iniciativas no mesmo mapa, ajuda a dar uma maior visibilidade às mesmas, ajudando à sua identificação e tomada de decisão.
“Este levantamento é apenas um ponto de partida. O Mapa dá a todas e todos uma mais clara noção do que já existe por todo o País, quais as regiões mais bem-servidas e quais aquelas em que ainda é preciso diversificar a oferta”, destaca Luisa Ribeiro Lopes, Coordenadora-Geral do INCoDe.2030. Salienta ainda que o conhecimento é fundamental para se avaliar o caminho feito até aqui e encetar os passos para cumprir as metas nacionais e europeias no que diz respeito ao domínio do digital.
Os utilizadores podem ainda aceder na plataforma Ponto Digital a diagnósticos gratuitos para as competências digitais, assim como informação sobre as ofertas de formação disponíveis, emprego ou fontes de financiamento para projetos digitais. Há outros dados úteis das iniciativas e projetos a nível nacional nessa área.
De recordar que o Governo lançou também o programa Formador + Digital, cursos para formadores na área de capacitação em tecnologias digitais. Até setembro de 2025 espera atribuir a certificação digital a cerca de 5 mil pessoas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários